Histórico

Adolescentes são a maioria dos que cruzam a fronteira

Os que sobrevivem à travessia vão parar em abrigos à espera de uma decisão do governo

DA REDAÇÃO COM BREIBART

Pesquisa divulgada esta semana pela Pew Research mostra que cerca de 91% das crianças que atravessaram a fronteira entre Estados Unidos e México no ano fiscal de 2013 eram adolescentes. A ‘invasão’ em massa das crianças desacompanhadas se intensificou no segundo semestre de 2013 e, até maio de 2014, essa percentagem diminuiu para 84%, mas ainda assusta as autoridades. Só nesse período, o número de crianças imigrantes indocumentadas que entraram no país está próximo aos 60 mil.

A ONG Pew Research, com sede em Washington, conseguiu os dados do governo americano depois de recorrer à justiça. Esse seria o primeiro número oficial sobre o problema que vem chamando a atenção das autoridades e tem gerado discussão em algumas cidades de fronteira. Depois que a cidade de Murrieta (CA) barrou a entrada de um ônibus levando 40 imigrantes indocumentados para um abrigo temporário na cidade, outros municípios têm seguido o mesmo caminho.

Ainda nos números divulgados pela ONG, a pesquisa mostra que o número de crianças abaixo dos 12 anos apreendidas pela polícia de fronteira tem aumentado. Segundo o documento, o número de crianças atravessando a fronteira com os pais aumentou 160% em menos de um ano. Somente nos primeiros cinco meses de 2014, 22,069 crianças acompanhadas por um adulto foram apreendidas na fronteira, cerca de 8,5 mil a mais do que o ano inteiro de 2013.

Pelo menos 60 mil crianças imigrantes indocumentados atravessaram a fronteira entre outubro de 2013 até maio de 2014, e o governo americano estima que pelo menos outras 150 mil estão a caminho. O número de crianças vindas de países pobres da America Central aumentou drasticamente depois que o presidente Barack Obama assinou o Deferred Action for Childhood Arrivals (DACA). O programa oferece anistia temporária para jovens que foram trazidos pelos pais antes de 2012.

O Senador texano Dan Patrick disse que o número de crianças atravessando a fronteira pode ser muito superior ao divulgados. Segundo ele, oficiais de fronteira confidenciaram de que não há estrutura para apreender todas essas crianças e eles estimam que apenas uma a cada cinco são encontradas e levadas para abrigos. Se a informação for verdadeira, o contigente de crianças indocumentadas nos Estados Unidos pode chegar a 300 mil.

Patrick também enfatizou que o Texas tem 100 mil imigrantes indocumenados que fariam parte de gangues e mais estão chegando a cada dia. “Tem mais imigrante indocumentado entrando no nosso estado toda semana do que pessoas que nascem aqui”, disse o republicano.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo