Histórico

Advogado tira dúvida dos leitores sobre imigração – Edição 542

Clique aqui para enviar sua dúvida de imigração, ela será respondida na medida do possível


Ludo Gardini, advogado com escritório em Pompano Beach (FL), telefone (855)337-8440.

Fiz intercâmbio em 2011 nos Estados Unidos, agora quero tirar meu visto de turista, mas perdi o meu social security number.  O que eu faço? Tem como reaver esse número? Realmente preciso dele pra completar meu DS160?
Gardini – Na verdade você pode colocar como seu SSN que é desconhecido ou deixa em branco, ele não é necessário para preenchimento do formulário DS160 que é para o solicitante do visto de turista.

Fui para os EUA com visto de turista, lá apliquei para o visto de estudante onde fiquei por um ano estudando, fechei a matricula com a escola e voltei para o Brasil. Eu preciso pedir um novo visto de turista para ir como turista?
Gardini – Se o seu visto de turista estiver válido e você já estiver no Brasil por mais de seis meses não será necessário tirar um visto novo. 

Você respondeu em outra pergunta que o portador do visto F1 (estudante) pode tirar um Itin-number. Mas me disseram que se eu fizer isso eu perco o visto de estudante, pois vou estar usando no banco e pagando taxas. Será que meu marido que é meu dependente no visto, ele que trabalha, pode tirar um tax-id sem comprometer nosso status?
Gardini – Leitora, seu marido sendo dependente de você que tem o F1 deverá o ter o F2, o visto F2 tão bem como a maioria dos F1 não permite trabalho remunerado dentro dos EUA. Então as mesmas consequências que servem para você, se aplicam para o seu marido. O seu status ainda não está comprometido, pois quem está trabalhando é o seu marido, mas o status dele poderá ter sido comprometido pelo fato de ele trabalhar sem autorização 

Estou mandando currículo para trabalho nos Estados Unidos, caso eu seja chamado para uma entrevista, com qual visto posso viajar?
Gardini – Você poderá entrar com o visto B1 ou B2 qualquer um dos dois serviria para efeitos de entrevista de emprego, sendo o B1 mais apropriado.
Minha irmã e o marido (não são casados e ambos brasileiros) moram nos EUA há mais de dez anos e têm dois filhos (menores de idade) nascidos nos EUA. Qual a possibilidade de os dois conseguirem o green card e como eles devem proceder? Obrigada.
Gardini – Existem algumas possibilidades: 1) se eles entraram com visto, quando o filho (a) mais velho completar 21 anos poderá pedir o green card para eles; 2) a famosa “lei dos 10 anos” que não é uma lei e sim um processo de defesa de deportação, o risco é que se o juiz não conceder o green card ele dá a carta de deportação; 3) se o amor entre eles acabar e eles vierem a casar com cidadão americano, por amor, é claro; 3) caso a ordem executiva – DAPA seja convertida em lei com a possibilidade de green card. 

Em janeiro, completo 13 anos de América, estou ilegal, mas não devo nada para a Corte, tenho duas filhas que têm o green card, elas já irão aplicar para a cidadania, uma tem 22 anos a outra 21 anos, eu tenho a chance de me legalizar?
Gardini – Se voce entrou com  visto ou está protegida pela “lei” 245(i) você poderá receber o seu greencard, caso contrário, você esta dentro da ordem executiva do Presidente Obama – DAPA, que dá direito a autorização de trabalho, carteira de motorista, e SSN; alem do que em um futuro próximo, vai liberar autorização para viajar.

Eu não estou divorciado no Brasil. Sei que se divorciar agora a certidão vai mostrar a data deste ano 2007, configurando bigamia (se após 10 anos de separação não virar divórcio) me separei da minha primeira esposa em 1996, tenho a certidão de separação. O que devo fazer? Será que posso perder o meu green card, por isso? Tem alguma lei que eu recorrer para salvar o meu green card?
Gardini – Na verdade se você divorciar agora a data vai mostrar 2014 e não 2007. Se desde 1996 até agora em 2014 você não conseguiu fazer o divórcio e já está casado novamente, você está com um problema grande nas mãos. Você deve procurar um advogado bom o mais rápido possível. O advogado terá que fazer o seu divórcio aqui nos EUA e em alguns estados proceder com uma afirmação de casamento, onde  a corte vai afirmar que seu casamento é valido desde a data que foi feito. Além do que que você deve ter omitido alguns fatos e detalhes na sua entrevista do green card. Sim, existe a possibilidade de você perder o green card. A lei vai depender do Estado em que você reside.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo