Imigração Notícias

As vantagens e desvantagens do visto de estudante nos Estados Unidos

Confira as respostas para as principais dúvidas de quem sonha em estudar na América

Muitos estudantes brasileiros querem vir estudar nos EUA, mas ficam na dúvida sobre as vantagens e desvantagens do visto. Na última edição, o AcheiUSA publicou uma matéria sobre o sorteio de uma bolsa de estudos para brasileiros que gerou grande interesse e repercussão, foram mais de 4 mil curtidas na matéria do site e dezenas de comentários.

Quanto tempo posso ficar? Quanto vou gastar? Qual a documentação necessária? Preciso estudar o tempo todo? É necessário portar um visto de estudante para frequentar uma escola ou posso ingressar no país com visto de turista?

Para responder a essas e outras perguntas, a advogada especialista em imigração Elora Andrade Ortego, falou ao Portal USAHelp4U, site voltado para orientar estudantes internacionais e o AcheiUSA reproduz a entrevista abaixo.

Qual a diferença entre visto de estudante e visto de turismo?
Elora Andrade: O visto de turismo possibilita que o estrangeiro entre nos Estados Unidos com intuito de fazer turismo; ou seja, viajar, fazer compras e passeios, participar de atrações ou simplesmente visitar amigos e familiares. Já o visto de estudante, como o próprio nome indica, possibilita que estrangeiro estude legalmente nos EUA.  Como todos os tipos de visto, o visto de estudante também tem regulamentos que devem ser seguidos perante a lei enquanto o estrangeiro permanecer em status de estudante.  Para ser emitido, o estrangeiro deve estar matriculado em faculdade ou curso que emitam o Formulário I-20 (documento essencial para obtenção do visto de estudante).  Para que esse visto seja mantido, o estrangeiro deverá seguir matriculado e frequentar o curso seguindo as normas do mesmo (ex: número máximo de faltas, notas mínimas, entre outras regras impostas pela instituição acadêmica).  A possível violação do visto de estudante pode causar problemas para manutenção do status imigratório; sendo assim importante saber exatamente quais os regras a serem seguidas.

Quais os beneficios que o visto de estudante pode oferecer ao estrangeiro?
EAO: O visto de estudante oferece o beneficio ao estrangeiro de poder estudar legalmente nos Estados Unidos durante o período que o mesmo estiver matriculado e seguindo os regulamentos do visto e da própria instituição acadêmica. Outro beneficio, é que o indivíduo que esteja vinculado ao visto de estudante tem ainda a possibilidade de poder trazer a sua família imediata (cônjuge e filhos menores) vinculados a um visto de dependente do visto de estudante. Os dependentes podem permanecer nos EUA durante o tempo de vigência do visto do estudante. Sempre observando a lei e os regulamentos prescritos, o estudante só pode trabalhar com o visto de estudante no campus da universidade e respeitando também alguns limites na carga horária de trabalho. Entre outros benefícios decorrente deste visto, em casos específicos, o estudante tem a possibilidade de obtenção do número de seguro social (social security number) e carteira de motorista.  Em determinados cursos, o estudante tem direito, após a graduação, a um visto de trabalho geralmente por um período de um ano.

Se o estrangeiro entrar nos EUA com visto de turismo e decidir trocar seu status para visto de estudante, qual o procedimento?
EAO: Uma mudança de status imigratório necessita ser feita pelo interessado. Nesse caso é aconselhável que o estrangeiro consulte um advogado de imigração para saber exatamente qual o procedimento a ser seguido em vista do seu caso especifico.  É muito importante checar que o estrangeiro tem todos os requisitos para obter a mudança de status para que a mesma não seja negada.

Esse é um processo arriscado? A imigração tem negado muito essa troca?
EAO: Dependendo da circunstância pode ser um processo arriscado, pois se a mudança de status for negada, o estrangeiro começa a acumular presença ilegal dentro dos EUA.  A troca em si não apresenta tanto risco, mas outras circunstâncias especificas de cada caso podem apresentar riscos. Por isso é importante consultar um advogado que possa avaliar a individualidade de cada caso perante a mudança de status imigratório.

Se o estrangeiro trocar de visto de turismo para estudante, os seus dependentes, como filhos e conjugue podem ficar com ele nos EUA?
EAO: Cônjuge e filhos menores do estrangeiro que possua o visto de estudante (ou venha adquirir através de uma mudança de status imigratório) podem permanecer com o estudante principal nos EUA durante o período que ele estiver estudando.  Todavia, é necessário que a mesma mudança de status imigratório seja feita para cada membro da família juntamente com mudança do principal (estudante).

Se o estrangeiro, com visto de turismo ou de estudante, conseguir uma proposta de trabalho, qual o procedimento a ser seguido? Precisa ser uma empresa grande?
EAO: O procedimento a ser feito é uma mudança de status para o visto de trabalho.  A empresa contratante não necessariamente precisa ser uma empresa grande; mas sim, necessita provar a necessidade da contratação desse empregado e provar condições de remuneração compatível com o cargo a ser exercido.

Se o estrangeiro, com visto de turismo ou de estudante, resolver abrir uma empresa nos EUA. Pode? O estrangeiro pode gerenciar seu próprio negócio?
EAO: Com o visto de turismo é possível abrir uma empresa nos EUA; porém o fundador/dono da companhia não pode, sob hipótese alguma, trabalhar ou prestar serviços através da mesma.  Nesse caso, sugere-se a mudança de status imigratório para outro tipo de visto.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo