Histórico

Aulas de natação para crianças podem ajudar a evitar tragédias

Flórida lidera nos EUA entre estados com mais mortes de crianças por afogamento, aponta departamento estadual de saúde

Matthew John Duddey, de dezessete meses, faz aulas de natação desde os três meses de idade
Matthew John Duddey, de dezessete meses, faz aulas de natação desde os três meses de idade

Por ANA PAULA FRANCO – Os dados sobre mortes por afogamento envolvendo crianças e piscinas impressionam. Na Flórida, o número de crianças menores de quatro anos que morrem afogadas é maior que em qualquer outro estado. Anualmente, morrem no estado uma quantidade de crianças suficiente para encher quatro salas de aula, isso, sem completarem cinco anos de idade. Os dados são do Departamento de Saúde da Flórida. Para prevenir esse tipo de acidente, os especialistas recomendam que as crianças aprendam a nadar antes mesmo de aprenderem a caminhar.

“As crianças podem começar a fazer aulas de natação aos três meses de idade. O ideal é colocar antes de um ano, porque se esperar muito, elas ficam com medo e demoram mais para aprender”, disse a professora de natação braso-americana, Luana Valério, que vive em Deerfield Beach. Luana explica que além de colocar as crianças em aulas de natação, os pais devem ensinar os pequenos a não brincarem ao redor da piscina, nunca entrarem na água sozinhos, cercar a piscina, ensinar as crianças a ficarem sempre próximas à escada e à parede das piscinas. Outro alerta importante é sempre utilizar boias de espuma e não de ar porque essas se esvaziam mais facilmente.

“Para os pais, vale a pena aprenderem os primeiros socorros que são procedimentos simples e ajudam a salvar a  vida do seu filho em caso de um acidente. Existem cursos rápidos e práticos no mercado”, disse.

A também professora de natação brasileira, Vivian Salisbury, comenta os números de afogamentos de crianças no estado. “Fiquei muito triste com a notícia da morte do Henrique . E infelizmente é a maior causa de morte infantil aqui na Flórida. Temos que ter essa preocupação desde que a criança nasce! Nossos pequenos são nossos bens mais preciosos e todo cuidado é pouco. Ter algum adulto responsável pela supervisão da piscina por um período de tempo e depois passar a responsabilidade para outro adulto (20-30 minutos por adulto) é uma tática muito boa quando estiverem em festas e reuniões familiares onde há piscina”, aconselha Vivian que dá aulas de natação para crianças na região de Broward.

Grades de proteção
Outra opção que pode salvar vidas é a instalação de grades ou telas de proteção em volta das piscinas. As grades não custam barato, o valor total com o portão varia entre $700 a $1 mil dólares, porém, o investimento vale a pena. A brasileira Alessandra Calmon Santo representa uma empresa de instalação de grades e alerta. “As telas podem salvar vidas. É fundamental uma instalação correta. Tem que fechar a tela corretamente, em caso de não optar pelo portão. O piscineiro, o visitante, os próprios pais, todos têm que ter a consciência de fechar a tela corretamente”, disse.

Andrea Menezes investiu $1mil para instalar a tela (fence guard) em sua piscina. “Vale cada centavo para proteger nossos filhos”, disse.

Serviço
Aulas de natação em Broward
Aquatic Center (Deerfield Beach) – www.deerfieldbeach.com
Aulas em grupo: três vezes por semana ($40 a taxa), por duas semanas, para crianças a partir de seis meses de idade. As aulas são oferecidas às segundas, quartas e sextas entre 5 e 7:30pm, com 30 minutos de aula. As próximas turmas terão início no dia 6 de abril, 27 de abril e 18 de maio. Para aulas individuais os valores são de $30 por 30 minutos. Mais informações pelo número (954) 420-2262.
Water Smart Broward – www.watersmartbroward.org – aulas gratuitas ou com descontos. As turmas estão cheias, mas os interessados podem enviar email para swimcentral@broward.org e entrar na fila de espera.
Swim’n’Fit (Boca Raton) – Vivian Salisbury – (954) 330-6789
Aulas particulares – Luana Valério – missluluswim@gmail.com
Aquamotion Swim School (Pembroke Pines) – (954) 322-2782
Rotary Club de Boca Raton West – Projeto “Josh, o bebê lontra” – www.rotaryclubbocawest.com
British Swim School (Sunrise) – (954) 747-7251
Float for Life – www.float4life.org

Instalação de grades e telas
Alessandra Calmon Santo – littlebirdpoolservices.com – (561) 962 -5647
Baby Guard Fence – babyguardfence.com – (561) 962 -5647
Kinderguard Pool Fence – kinderguardpoolfence.com – (800) 960-2040

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo