Histórico

Black Friday foi 3º dia com mais vendas de armas na história da FL

Recente tiroteio em universidade pode ter motivado ida às lojas; Estado tem 1.3 milhão de armas registradas

DA REDAÇÃO COM SUN SENTINEL

Lojas da Flórida que vendem armas tiveram seu terceiro melhor dia em vendas da história na mais recente Black Friday, em 28 de novembro. A semana que sedia a celebração de Thanksgiving marcou a comercialização de milhares de armas, com mais de 8,3 mil background checks sendo realizados segundo o Florida Department of Law Enforcement (FDLE). A checagem é um pré-requisito para a compra de armas no Estado.

O número de armas vendidas nesta Black Friday na Flórida ficou atrás apenas dos dois dias seguintes à tragédia da escola de Sandy Hook, quando o jovem Adam Lanza matou a tiros 20 crianças e seis adultos. “Fechamos aproximadamente 23 mil vendas na semana de Thanksgiving”, disse ao jornal Sun Sentinel o comissário da FDLE Gerard Bailey. “Em uma semana normal, fechamos 14 mil vendas.”

O crescimento na venda de armas aconteceu após o anúncio, feito em 24 de novembro, de que um júri no Missouri não indiciaria o policial que matou o jovem negro Michael Brown. A decisão desencadeou protestos violentos naquele Estado.

Outro incidente que pode ter influenciado no crescimento de vendas de armas é o tiroteio ocorrido em 20 de novembro no campus da Florida State University, quando o advogado Myron May abriu fogo contra estudantes na biblioteca da faculdade, deixando três feridos.
A lobista Marion Hammer, ligada à National Rifle Association, disse não acreditar que esses incidentes tenham motivado uma procura maior por armas. “O povo americano acredita no direito, garantido por Deus, de sua auto-defesa e sabe que são responsáveis por sua própria segurança”, afirmou.

O proprietário de uma loja de armas em Tallahassee também afirmou não ter ouvido de nenhum dos clientes de sua loja que a compra estaria sendo feito devido ao recente tiroteio na FSU. “A maioria de nossas vendas foi para pessoas que já possuíam outras armas. Eles são nossos melhores clientes porque eles gostam de armas”, disse o dono da loja de armas Folmar’s Gun and Pawn, Mark Folmar.

Milhares de armas
Dados do Department of Agriculture and Consumer Services calculam em 1.337 milhão o número de armas registradas na Flórida. Em dezembro de 2012, a Flórida foi o primeiro Estado americano a ultrapassar a marca de 1 milhão de armas registradas.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo