Histórico

Brasil ou Colômbia, um deles está na semifinal

Apesar de ainda não ter apresentado um futebol convincente, o Brasil continua como favorito

Artesporte
Brasil ou Colômbia, um deles está na semifinal

DA REDAÇÃO COM EBC E O GLOBO – Começam na sexta-feira (4) as quartas de final da Copa do Mundo. Das 32 seleções que começaram o torneio, restam apenas oito, entre elas quatro campeãs do mundo – Brasil, Alemanha, França e Argentina – na busca por mais uma taça. Também estão na disputa a Holanda, Bélgica, Colômbia e Costa Rica. Todas essas seleções terminaram em primeiro lugar em seus grupos. É a primeira vez que isso ocorre, desde o Mundial de 1986, quando o sistema de oitavas de final passou a ser adotado após a fase de grupos.

Apesar de credenciadas por títulos mundiais, as quatro campeãs não encheram os olhos do público, como têm feito a Colômbia e a Costa Rica, as surpresas do torneio. Mesmo que não passe pela favorita Holanda, o time costarriquenho já fez grande papel em campos brasileiros.

A Costa Rica terminou a primeira fase na liderança de um grupo que tinha o Uruguai, a Inglaterra e a Itália, apresentando um futebol convincente. O meio-campista Ruiz e o atacante Campbell são destaques da equipe que destronou campeãs mundiais e que, independentemente do que ocorrer no próximo sábado (5), será recebida com festa nas ruas de San José, a capital do país.

A Colômbia foi o time mais regular do torneio até agora, a única seleção que ainda não deu qualquer susto em seus torcedores. Apesar de ter um bom time, tem enchido os olhos do público mais do que se imaginava. Após uma ótima primeira fase, eliminou o Uruguai com facilidade. Mesmo sem o atacante Suárez, suspenso pela Federação Internacional de Futebol após morder um jogador adversário durante a partida contra a Itália.

O Brasil deverá ter muito trabalho. Ter a torcida ao seu lado ou a presença da camisa canarinho em campo não garantirão sozinhas o passaporte para as semifinais. Depois de uma partida difícil de oitavas de final contra o Chile, o Brasil terá que passar pela invicta Colômbia no feriado americano de 4 de julho.

A atuação dos alemães e franceses não convenceram plenamente a torcida durante as oitavas de final. As duas seleções se enfrentam também na sexta-feira, mas a equipe da alemanha pode ter problemas. O técnico Joachim Löw revelou na quinta-feira que sete jogadores da seleção alemã estão com gripe.

Segundo o treinador, os jogadores doentes estão com “dor de garganta”. O caso mais preocupante é o de Christoph Kramer, que na quarta-feira estava sentindo calafrios e não treinou com o elenco.

Brasileiros
Os torcedores brasileiros e argentinos ainda esperam uma grande atuação de suas seleções. Embora demonstrem otimismo após cada vitória, os argentinos ainda não viram um futebol à altura de seus jogadores. A vitória argentina sobre a Suíça nos últimos minutos foi, possivelmente, a melhor partida da equipe do técnico Alejandro Sabella.

Os “Diabos Vermelhos” (belgas) vão, pela primeira vez nesta Copa, entrar em campo sem favoritismo, dispensado aos argentinos. Vencedora de todas as partidas na fase de grupos, a Bélgica chegou às quartas de final após uma partida sofrida contra os Estados Unidos, decidida apenas na prorrogação. Os contra-ataques em velocidade, com Lukaku, Origi e De Bruyne, podem ser uma arma contra a defesa argentina.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo