Histórico

Brasileira é escolhida para desenvolver projeto no Instituto Google

“BrasileiraUma carioca de 25 anos se tornou a primeira brasileira a ser chamada para estagiar no Instituto do Google em Paris ao criar desenhos que representam o movimento de dançarinos de vários estilos de música em um trabalho de conclusão de curso da PUC-Rio, batizado de Mov.

Na França, Laís Tavares filmou entrevistas com jovens entre 21 e 35 anos de idade e de diferentes nacionalidades com uma câmera HD. A partir das imagens, mapeou os gestos que as pessoas usavam para expressar cada sentimento, tais como tristeza e alegria.

Com a ajuda de engenheiros do Google, a jovem imprimiu, em uma impressora 3D, várias miniesculturas baseadas nos desenhos. Foram dois meses e meio para concluir o trabalho, que foi exposto na galeria Empire, em Paris. De volta ao Brasil, Laís pretende aumentar o tamanho das esculturas.

“O processo de seleção para o Google aconteceu sem querer. Na verdade, estava muito triste, pois havia passado com bolsa para uma das melhores faculdades de design do mundo, mas por causa do preço não pude ir”, contou Laís Tavares à revista.

A carioca, então, foi aconselhada por uma professora a mostrar seu portifólio ao 89Plus, um programa de pesquisa sobre a geração nascida a partir de 1989 que foicriado por Hans Ulrich Obrist, um dos curadores de arte mais famosos do mundo, e Simon Castets. O programa é o responsável pela seleção dos estagiários.

“Depois de 15 dias, me contataram para uma conversa e me chamaram para ir desenvolver um projeto no Google Cultural Institute em Paris, onde desenvolvi um outro projeto, também baseado em movimentos, chamado About Gesture”. Mais de 5 mil pessoas se candidataram à vaga.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo