Histórico

Brasileiros protestam contra Dilma em Miami, Orlando, Boston e New York

Manifestações pelo impeachment da presidente estão programadas para as quatro localidades neste domingo (15), mesmo dia em que acontecem outras no Brasil

DA REDAÇÃO

Brasileiros protestam contra Dilma em Miami, Orlando, Boston e New York

Brasileiros residentes nos Estados Unidos e descontentes com o governo da presidente Dilma Rousseff estão se programando para ir às ruas de algumas cidades norte-americanas para manifestar seu repúdio à mandatária e se mostrarem favoráveis a seu impeachment. Até o fechamento desta edição, manifestações estavam agendadas em Miami, Orlando, Boston e New York. Os protestos estão marcados para ocorrer durante o domingo (15), a exemplo de outras marcadas no Brasil para o mesmo dia.

Em Miami, a princípio seriam dois protestos. Eles foram unificados, e uma concentração deve acontecer por volta do meio-dia do domingo, se estendendo até as 6pm. O ponto de encontro é o monumento Torch of Freedom, no Bayside Park, em Downtown Miami.

Segundo Bruno Contipelli, organizador do protesto e morador da cidade desde 1999, a força motriz da manifestação é a soliedariedade com o povo brasileiro. “Faremos em apoio aos protestos no Brasil, pedindo o fim da corrupção e da impunidade e mais segurança”, diz. “O Brasil é um país em que falta saúde, falta educação, falta tudo. Só não faltam impostos.”

DIVULGAÇÃO
Brasileiros protestam contra Dilma em Miami, Orlando, Boston e New York

Contipelli conta que este será o quarto protesto que ele organiza contra a presidente que, segundo ele, “deveria ser presa por ter quebrado o país”. “Organizei três protestos em 2013. Neste ano, me encarreguei de pedir a autorização do protesto para a polícia do condado de Miami-Dade”, afirma. O protesto, explica, não incluirá uma marcha, mas terá cartazes e faixas. “Quem for pode levar faixa, cartaz, bandeira, apito. E quem quiser levar panela pode levar também.”

Em São Paulo, onde a manifestação está programada para acontecer em frente ao MASP, na Avenida Paulista, a Polícia Militar está preparada para receber até 50 mil pessoas. O órgão trabalhava até a semana passada com a possibilidade de que 10 mil pessoas fossem à via protestar, de acordo com a colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo.

Orlando, Boston e New York
Outra cidade da Flórida que deve ter atos contra a presidente do Brasil é Orlando. Mensagens postadas no Facebook informam que, por lá, o protesto deve ocorrer a partir da 1pm em frente a uma agência do Banco do Brasil localizada na International Drive.

Já em Boston, em Massachusetts, outro estado com expressiva comunidade de brasileiros residentes nos EUA, mais protestos, que devem ocorrer a partir das 2pm na Purchase Street, via que abriga o Consulado-Geral do Brasil na cidade.

Em New York a manifestação será às 11am no Union Square SW Corner, em Manhattan.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo