Histórico

Califórnia já emitiu 76 mil carteiras de motorista a indocumentados

DA REDAÇÃO (com International Business Times) – O Departamento de Veículos Automotores da Califórnia (DMV) informou, na última quarta-feira (11), que até o momento já emitiu 76 mil carteiras de motorista a imigrantes indocumentados, desde que a nova lei entrou em vigor no estado em janeiro deste ano. A Califórnia, que tem uma das maiores populações de indocumentados dos EUA, cerca de 2.6 milhões, tornou-se o 10º estado a permitir que eles dirijam legalmente.

O site divulgou que mais de 452 mil indocumentados solicitaram o documento em janeiro. Os números refletem os esforços feitos por algumas autoridades federais e estaduais de fazerem com que os indocumentados saiam das sombras sem o medo de serem deportados, como disse o presidente Barack Obama ao anunciar as novas ordens imigratórias em novembro passado.

Há muitos anos, ativistas defensores dos imigrantes têm pressionado a favor das carteiras de motorista e outras formas de identificação para os indocumentados. O DMV da Califórnia calculou que 1.4 milhão de indocumentados aplicarão para o documento no período de três anos. Durante o mês de janeiro, 366 mil pessoas visitaram as filiais do DMV e 415 mil testes por escrito ou práticos foram ministrados, segundo o jornal Sacramento Bee.

“Nós realmente não temos nada com que comparar”, disse Jaime Garza, porta-voz do DMV da Califórnia.

Recentemente, a popularidade do programa de emissão de cédulas de identidade (IDs) na cidade de New York superou as expectativas. Na segunda-feira (9), o Prefeito Bill de Blasio anunciou que mais de 250 mil moradores preencheram aplicações para a cédula IDNYC, um documento que oferece aos portadores acesso a serviços básicos e é válido em interações com a polícia.

O programa de New York é similar ao de quase uma dúzia de cidades nos EUA, incluindo San Francisco (CA), que possui o programa mais amplo, Los Angeles (CA), Washington-DC e New Haven (CT). Os outros estados que permitem a carteira de motorista aos indocumentados incluem Colorado, Illinóis, Maryland, Novo México e Utah.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo