Histórico

Cantora brasileira busca um lugar ao sol

Ju Marciano morou nos Estados Unidos por 12 anos, onde trabalhava como cantora. De volta ao Brasil, quer conquistar seu espaço

Ju MarcianoA história da jovem Jucimara Marciano, a Ju Marciano, se confunde com tantas outras histórias de imigrantes brasileiros que vêm para os Estados Unidos em busca de oportunidades que não tiveram no Brasil. A catarinense de Criciúma veio morar nos EUA no início dos anos 2000 aos 20 anos e trouxe na bagagem, além de muita vontade de vencer, uma bela voz. Ela trabalhava durante o dia como manicure e à noite fazia shows com sua banda. Em solo americano, Ju Marciano passou com a banda por Boston, New York, Miami e Califórnia, realizando todo tipo de trabalho, desde abertura de shows de bandas brasileiras até festas de casamento.

Em sua longa passagem pelos Estados Unidos, conheceu músicas e músicos do mundo inteiro. “Foi um período de amadurecimento pessoal e profissional”.

Mas, por estar nos Estados Unidos sem documentos há quase 12 anos e, segundo ela, esperando uma legalização que nunca chegava, ela resolveu voltar ao Brasil no final de 2012. A cantora teve um “empurrãozinho” do apresentador Luciano Huck, que estava em Los Angeles, onde Ju morava, para fazer uma matéria para o seu programa no Brasil e conheceu a história da brasileira.

“Comecei a me programar para voltar para o Brasil e soube pela internet que o apresentador Luciano Huck, do Programa Caldeirão do Huck, iria fazer um programa em Beverly Hills. Então, por incentivo de uma grande amiga da Califórnia, fui tentar uma oportunidade. O programa seria gravado dentro de um ônibus passeando pela cidade. Então, na multidão, fui uma das escolhidas para subir no ônibus”, relembra. O apresentador gostou da história da jovem e fez um convite para ela participar do programa, onde se apresentou e encontrou com os pais, que não via há quase 12 anos.

Carreira
A partir daí, a cantora tenta alavancar a carreira como cantora no Brasil. Dona de uma voz grave, mas ao mesmo tempo suave, Ju Marciano tem como influências musicais Édith Piaf, Tina Turner, Tim Maia, Jorge Ben Jor, Rita Lee, Marisa Monte, Tom Jobim, Cartola, Chico Buarque. “Atualmente ouço Nina Simone, Aretha Franklin, Sugar Pie Desanto, Santana, Jimi Hendrix. Admiro muito a versatilidade em um artista. E neste quesito destaco Ney Matogrosso”.

Ela lançou há dois meses seu primeiro álbum e está em busca de seu lugar no cenário musical brasileiro e, por que não, junto à comunidade brasileira nos Estados Unidos. Ela trabalhou por aqui tantos anos e, como ela mesma define, foi na América que escreveu a maior parte da sua trajetória musical. Ela afirma que apesar da dificuldade de se adaptar ao Brasil ela não se arrepende de ter voltado.
“Foram 12 anos sem ver a família, esperando uma legalização que nunca saiu. Eu fiz a minha parte, fiz vários shows, me realizei como cantora, mas decidi ficar mais perto da família, estava com saudades do Brasil. Não me arrependo, mas não foi fácil no começo. Todo começo é complicado até pegar o ritmo”, diz.

O álbum “Ju Marçal” é um trabalho autoral, artesanal e sensível, que está disponível para ser ouvido.

Mais informações: www.youtube.com/user/maraeua/vídeos ou www.facebook.com/jucimara.marciano.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo