Histórico

Começa emissão de carteiras de motoristas para indocumentados no Colorado

A partir desta semana, os imigrantes indocumentados que moram no Colorado vão poder dar entrada no processo de emissão da carteira de motorista (DL, em inglês). O governo estadual aprovou a carteira para os indocumentados e para turistas que estão temporariamente na região.

O documento para os imigrantes indocumentados terá uma faixa afirmando que a carteira não é válida como identificação federal, não dá direito a voto e ou benefícios públicos.

Imigrantes e ativistas que lutaram pela criação da lei acreditam que o benefício vai estimular o comércio de seguros. Enquanto isso, os que são contrários à lei alegam que o estado vai atrair mais imigrantes indocumentados.

Para conseguir o documento, o imigrante indocumentado precisa passar em um teste de direção, apresentar prova de endereço e identidade, e provar que paga o imposto de renda. A lei ainda exige que o imigrante assine um documento afirmando que está em processo de legalização.

As autoridades aguardam um grande volume de pedidos nos próximos dias. Assim que o departamento responsável por coordenar os processos começou a aceitar os pedidos, mais de 60 mil pessoas visitaram o website do governo. Somente cinco DMVs (Department of Motor Vehicles ) do estado vão emitir a carteira de motorista para os indocumentados. O atendimento só é feito com hora marcada, e as carteiras começam a ser emitidas a partir do dia 1 de agosto.

Veja abaixo a lista dos estados que permitem a emissão de carteira de motorista para imigrantes indocumentados, os que recusaram projetos semelhantes, e os que estão em trâmite:

Estados que aprovaram a carteira para imigrantes
Washington, Nevada, Utah, Colorado, New Mexico, Illinois, Vermont, Connecticut, a capital federal Washington D.C. e o território de Porto Rico. O estado de Oregon teve lei aprovada, mas está temporariamente suspensa. Na California a lei foi aprovada e começa a vigorar a partir de 1 de janeiro de 2015.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo