Histórico

Compras pela internet estão mais seguras no Brasil

É mais seguro comprar pela internet no Brasil do que nos Estados Unidos. É o que revelou uma pesquisa sobre segurança em transações eletrônicas, feita em 20 países. Mesmo assim, 30% dos consumidores brasileiros ainda são vítimas dos golpistas.

As compras com cartões pela internet já colocaram o Brasil em 4º lugar na lista de países com o maior número de fraudes. Os cartões com chip tornaram quase impossível a clonagem, e com o investimento em tecnologia o Brasil já caiu para a 8ª posição no ranking. Os primeiros da lista são os Emirados Árabes, em segundo lugar, a China e Índia e Estados Unidos na terceira posição.

Mas, 30% dos brasileiros que compram pela internet ainda são vitimas de fraude. Os bandidos continuam roubando dados para fazer compras em nome do consumidor.

“O vírus se instala no celular, e quando você estiver utilizando internet banking pode ser vítima de uma fraude porque não se preocupa ou não tem como se defender desse vírus”, explica o consultor de segurança eletrônica Joel Nunes.

Muitas vezes os criminosos chegam a entrar em contato com a vítima antes de completar o golpe. A ideia é confirmar os dados que já estão em poder dos golpistas. Para diminuir o prejuízo, credenciadoras de cartões investem em monitoramento do comportamento de compras do consumidor e de vendas das lojas credenciadas. Assim que houver uma suspeita, é feita uma análise e o caso é direcionado ao banco, que toma as devidas providências. Uma dica dos especialistas é pegar todo o material sobre as contas bancárias, como extratos, e destruir. Os fraudadores pagam pessoas para para coletar essas informações e as utilizam para fraudes.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo