Histórico

Congresso aprova orçamento para a segurança nacional sem restrições

Aprovação é uma derrota para republicanos, que condicioanavam a liberação de verbas a restrições nas ações imigratórias executivas de Obama

Jeh Johnson, secretário de Homeland Security, agradeceu aos republicanos e democratas que votaram a favor da lei
Jeh Johnson, secretário de Homeland Security

DA REDAÇÃO (com Agências) – O Congresso americano, de maioria republicana, aprovou na terça-feira sem restrições o orçamento do departamento de Homeland Security para todo o ano fiscal. Os republicanos vinham há meses tentando condicionar a aprovação do orçamento à inclusão na lei de medidas para impedir a transferência de fundos para as ações executivas imigratórias de Obama anunciadas em novembro passado.

O presidente prometeu assinar a lei assim que ela chegar à sua mesa na Casa Branca, e criticou o Congresso por “ter demorado demais” para aprová-la.

“O bom-senso prevaleceu”, disse o deputado Peter King, R-Ny, ex-chefe do comitê de segurança nacional, pouco antes da Câmara votar a favor da lei, com um placar de 257 a 167. Todos os 182 deputados democratas votaram a favor, acompanhados por 75 republicanos. A lei prevê um orçamento de $40 bilhões.

“Fico feliz porque os deputados republicanos finalmente foram sensatos”, disse a deputada Loretta Sanchez, democrata de alto escalão no comitê de segurança nacional.

O desfecho impediu uma paralisação parcial do departamento, que aconteceria a partir da sexta-feira (6), à meia-noite. Foi uma grande vitória para Obama e os democratas, e um decepcionante revés para os republicanos, que passaram meses batendo na tecla da “extrapolação inconstitucional de poder” do governo de Obama, ao pretender suspender deportações e emitir permissões de trabalho para milhões de imigrantes que estão ilegalmente no país.

No final das contas, os republicanos, que tentaram por meses usar a aprovação do orçamento do DHS como arma para barrar as ações de Obama, têm pouco a comemorar além de ter armado um cenário de caos e imobilidade no Capitólio, às vésperas de assumir o controle das duas casas do Congresso depois das eleições de novembro. O impasse trouxe o DHS à beira da paralisação total.

Em nota, o secretário de Homeland Security, Jeh Johnson, agradeceu a democratas e republicanos que votaram a favor da lei e, “em particular, aqueles que demonstraram a liderança necessária para fazer um bom trabalho.”

A medida apovada na terça garante fundos para o DHS até 30 de setembro, fim do ano fiscal. O orçamento visa uma série de prioridades, como o salário dos agentes de segurança, a Guarda Costeira, o Serviço Secreto, imigração e várias funções relacionadas com repasse de verbas a administrações locais, como estados, condados e prefeituras.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo