Histórico

Consumidores torram bilhões em compras de Dia dos Solteiros na China

Gigante do varejo chinês Alibaba agora quer levar a data comemorativa a outros países, entre eles os Estados Unidos

DA REDAÇÃO COM BLOOMBERG E CNN

Os sempre ávidos consumidores chineses têm no Dia dos Solteiros o seu equivalente à Black Friday norte-americana. A celebração que ocorre anualmente em 11 de novembro é sempre marcada por uma enorme cifra gasta pelos chineses em presentes, mas, neste ano, o apetite consumista chinês quebrou recordes. Um dos maiores varejistas do país, a loja de comércio virtual Alibaba (similar a uma Amazon naquele mercado) movimentou $9,3 bilhões em vendas na terça-feira (11), superando a marca obtida no ano passado.

Agora, o Alibaba Group quer levar o sucesso do Dia dos Solteiros para o mundo todo com ajuda de marcas estrangeiras, como Calvin Klein e Blue Nile. Essas empresas, junto com a Costco Wholesale, a Origins Natural Resources e a American Eagle Outfitters, participaram pela primeira vez do evento.

A Alibaba, que há menos de dois meses realizou a maior abertura de capital da história, está usando 27 mil marcas para atrair comerciantes e consumidores internacionais para a promoção. “O dia 11 de novembro é um marco fundamental para a Alibaba”, disse Allen Xu, diretor administrativo da consultora. “A companhia utilizou o festival para construir seu domínio como o agente de comércio eletrônico que conecta as empresas aos consumidores na China. Com a abertura da Alibaba, a empresa pretende fazer dela uma marca internacional”.

Até 50% de desconto
O Dia dos Solteiros, uma versão distorcida do Dia dos Namorados, foi inventado na China por estudantes na década de 1990, segundo o jornal “People’s Daily”, de propriedade do Partido Comunista. Quando a data é escrita com algarismos, ela se parece com “galhos desfolhados”, que é a expressão em chinês que designa solteiros e solteiras.

No Dia dos Solteiros, os comerciantes oferecem descontos de até 50% para poder participar nas plataformas de vendas do Alibaba, como AliExpress e Taobao Marketplace. Em troca, o Alibaba aumenta o número de visitas nos sites e os serviços de apoio aos vendedores para que eles administrem e promovam suas lojas e processem as entregas e a passagem pelas alfândegas.

Embora o Alibaba tenha desenvolvido suas operações nos EUA e escolhido Nova York para realizar sua abertura de capital, em setembro, a companhia está tendo dificuldades para ser reconhecida na maior economia do mundo. “Independentemente da força que tenha na China, a empresa é desconhecida nos EUA”, disse John Quelch, professor de Administração de Empresas na Faculdade de Administração de Harvard. “Em um mercado como os EUA, ela deve se mover através de aquisições”.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo