Histórico

Criança migra sozinha e morre no deserto do Texas

Muito tem se falado sobre a imigração de crianças sozinhas pelo deserto em busca do sonho americano. O pequeno guatemalteco Gilberto Ramos Juárez se tornou um símbolo do perigo que esses pequenos correm desacompanhados nessa travessia.

Gilberto Ramos Juárez queria deixar seu povoado na Guatemala e viajar aos Estados Unidos. Ele queria trabalhar e ganhar dinheiro para pagar um tratamento para sua mãe, que sofre de epilepsia. A insistência para que o garoto não fosse foi em vão.

“Meu filho me dizia que ia me ajudar a curar a minha doença, mas eu dizia pra ele não ir, contou Cipriana Juárez Díaz.

Como não conseguiu convencê-lo, cobriu-o com um terço branco para lhe garantir uma viagem segura na fronteira.

Um mês depois, o corpo de Gilberto foi encontrado no deserto do Texas. Ele acabou virando um símbolo do êxodo de crianças desacompanhadas, que enfrentam diversos perigos para atravessar ilegalmente a fronteira da América Central para os Estados Unidos.

Autoridades disseram na segunda-feira (30) que Gilberto, de 11 anos, foi um dos imigrantes mais novos que morreram na tentativa de cruzar o deserto. Seus pais, no entanto, informaram que sua idade foi registrada errada e ele tinha 15.

“Ele era um bom filho”, disse Cipriana. O corpo do garoto foi encontrado sem camisa, mas com o rosário que a mãe lhe deu.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo