Histórico

Deputados do Brasil aprovam pensão vitalícia para a atleta Laís Souza

Atleta vive hoje em Miami e terá ajuda de custo de 4 mil reais por mês

Laís Souza
Lais Souza representaria o Brasil este ano nas Olimpíadas de Inverno

DA REDAÇÃO COM G1 – A Câmara dos Deputados brasileira aprovou quarta-feira (2) a concessão de pensão mensal e vitalícia para a atleta olímpica Lais Souza no valor de R$ 4.390,24. Laís Souza sofreu um grave acidente de esqui em janeiro deste ano quando treinava em Salt Lake City e hoje vive em Miami onde faz o tratamento. Lais sofreu uma lesão na coluna cervical e faz um trabalho de reabilitação para tentar recuperar os movimentos das pernas e dos braços.

O projeto aprovado pela Câmara prevê que a pensão será no valor máximo pago atualmente pelo Regime Geral de Previdência Social. O benefício não poderá ser transmitido aos herdeiros da atleta. O texto agora segue para votação no Senado antes de ser submetido à sanção presidencial.

Na justificativa do projeto, os autores da proposta, os deputados Rubens Bueno (PP-PR) e Mara Gabrilli (PSDB-SP), alegaram que Lais é de uma família humilde de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.

Em março, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) iniciou uma campanha de doações para custear os cuidados médicos e de fisioterapia necessários à atleta. O seguro usado pelo comitê cobre o atendimento de emergência e o transporte entre hospitais, mas não prevê pagamento mensal para a continuidade do tratamento.

Antes de se dedicar ao esqui, Lais Souza representou o Brasil em duas Olimpíadas. Em 2005, conquistou uma medalha de ouro no salto, na Copa do Mundo de Cottbus, na Alemanha. O convite para começar a praticar esportes de inverno foi feito em 2013 pela Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN).

Na modalidade esqui livre, Lais representaria o Brasil neste ano nas Olimpíadas de Inverno da Rússia. O acidente que interrompeu a trajetória da atleta ocorreu enquanto ela esquiava numa pista cercada de árvores. Ela sofreu um choque na cabeça, provavelmente contra uma árvore e teve um deslocamento entre a terceira e a quarta vértebras, esmagando a medula. Com a lesão, Laís perdeu a sensibilidade e os movimentos do pescoço para baixo.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo