Histórico

Descobertas na Suíça contas secretas de celebridades brasileiras

Celebridades como Claudia Raia, Jô Soares, Marília Pera e Maitê Proença estão entre titulares de contas secretas no banco HSBC

Descobertas na Suíça contas secretas de celebridades brasileiras

DA REDAÇÃO (com UOL e O Globo) – O segundo maior banco do mundo, o inglês HSBC, está envolvido em um escândalo de lavagem de dinheiro e sonegação de impostos na Suíca. São alvo de investigação mais de 100 mil contas abertas no HSBC até 2007. Entre os muitos titulares de contas que abrigam fortunas não declaradas ou reportadas erroneamente no banco estão 8.667 brasileiros – entre eles, muitos nomes famosos da música, da dramaturgia e do entretenimento nacional.

Os dados dos arquivos se referem a 2006 e 2007, embora algumas contas já estivessem encerradas nessa época. Os citados foram todos procurados pelos meios de comunicação e disseram não ter contas no HSBC no momento ou não ter cometido qualquer irregularidade.

A atriz Claudia Raia, segundo os registros do HSBC, teve uma conta na agência de Genebra, número 34738 ZES, de 3 de maio de 2004 a 5 de novembro de 2006. Era um depósito em conjunto com seu então marido, o também ator Edson Celulari.

E ainda há mais duas atrizes nos arquivos do HSBC: Marília Pêra e Maitê Proença. A empresa da atriz Marília Pêra captou R$ 100 mil via Lei Rouanet para montar e divulgar uma peça com a própria Marília em cartaz, que estreou em 2002. A atriz Maitê Proença está nos arquivos do SwissLeaks vinculada à conta 15869 HP, aberta em 17 de abril de 1990 e ativa em 2006/2007, quando os dados foram extraídos do HSBC. O saldo era de $585 mil.

Jô Soares está no acervo de dados vazado do HSBC identificado como ator, jornalista, escritor e animador de televisão em canais de TV no ??Brasil. Ele aparece relacionado a 4 contas no HSBC de Genebra, todas já encerradas em 2006/2007. Os cineastas Andrucha Waddington e Hector Babenco, o empresário mentor do Rock in Rio, Roberto Medina, o ator Francisco Cuoco e a família do músico Tom Jobim são outros nomes citados na reportagem.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo