Histórico

Designer mineiro faz sucesso internacional com móveis em madeira

Especialista em mobiliário rústico, Tunico Lages elabora peças usando madeiras vindas do Planalto Central brasileiro

DIVULGAÇÃO
Designer Tunico Lages

Designer Tunico Lages

COLABORAÇÃO de Luiza Lessa – Estados Unidos, Canadá, México, Chile, Austrália, Japão, África do Sul e quase todos os países da Europa são alguns dos lugares para onde os móveis e objetos de decoração criados pelo designer Tunico Lages foram levados por estrangeiros em passagem pelo Brasil. Conhecido internacionalmente como Tunico T, o mineiro radicado em Brasília realiza um trabalho intuitivo com madeiras mortas do cerrado do Planalto Central brasileiro. “A madeira diz o que quer ser. Suas cores, texturas e formas são antecipações do que ela irá se tornar”, afirma o designer.”

Os olhares mais atentos ao trabalho de Tunico sempre vieram de estrangeiros e diplomatas, para os quais ele se tornou referência na área. A criatividade e a forma peculiar com que o designer produz seus móveis proporciona prazer estético e funcionalidade, algo valorizado por apreciadores da arte e pessoas de bom gosto. “Eles compram os meus produtos enquanto estão no Brasil e os levam para seus países, orgulhosos de suas compras”, conta. Um dos móveis mais famosos de Tunico é a “Cadeira Queixada”, que já apareceu inclusive no cinema brasileiro, no filme Faroeste Caboclo (2014), de René Sampaio.

Formado em economia e com experiência no mercado de capitais, Tunico iniciou o trabalho com a madeira de forma um tanto curiosa. Ele conta que teve o seu lado artístico despertado durante o sono, no final da década de 70, quando sonhou que era um menino sentado num toco de árvore, observando um carpinteiro trabalhar a madeira da cumeeira de uma igreja. Para ele, o sonho foi a indicação de um novo caminho a ser seguido. “Após o sonho, tudo mudou. Os amigos, os amores, a minha relação com a família e a minha perspectiva de vida. Deixei de querer ser o que esperavam que eu fosse, para tomar o meu caminho em direção a mim mesmo.”

Nos EUA, Tunico expõe sua arte na Galeria Thomas Hayes, em Los Angeles, e pretende, em breve, levar suas criações também para Miami, onde o mercado da arte é bastante promissor. No Brasil, o trabalho de Tunico é exposto no Casa Park Shopping Center, em Brasília.

Atividade mal vista no Brasil
A carreira próspera de artesão não impede Tunico de reconhecer algumas dificuldades na área, no Brasil. Para ele, o trabalho manual no país ainda é visto com preconceito, devido, em partes, à falta de qualidade dos produtos e também ao conservadorismo, que faz com que o trabalho industrial ganhe mais força. “O trabalho em série apaga os registros do toque humano, trazendo mais artificialidade para o nosso mundo. Daí a necessidade dos artesãos se aprimorarem na forma e conteúdo de seus trabalhos, de modo criativo e inovador, que é o que fará a diferença”, reflete Tunico. Para conhecer mais sobre o trabalho de Tunico T, acesse tunicolages.com.br.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo