Histórico

Embaixada dos EUA suspende emissão de vistos

Não há previsão de quando o serviço voltará a funcionar. Em nota, o órgão afirma que o problema é mundial

DA REDAÇÃO COM O ESTADO DE MINAS E ESTADÃO

A emissão de vistos americanos está suspensa em todo mundo por problemas técnicos, segundo a Embaixada dos Estados Unidos. O anúncio foi feito na quarta-feira (30) e não há previsão de quando o serviço voltará a funcionar. Em nota, o órgão afirma que o problema é mundial e que está operando com a capacidade reduzida. No comunicado a Embaixada pede aos brasileiros que não têm visto e planejam uma viagem para as duas próximas semanas para adiar a visita.

O problema estaria na rede de transmissão de dados, que estava sendo alterada para racionalizar o sistema e torná-lo mais rápido. Os técnicos ainda buscam corrigir a falha, mas sem previsão de quando isso ocorrerá. Por essa razão, algumas embaixadas ou consulados poderão diminuir o número de entrevistas ou promover um reagendamento nos próximos dias.

A nota informa que o Bureau de Assuntos Consulares do Departamento de Estado está enfrentando problemas técnicos com o seu sistema de passaporte e visto. “Estamos operando com capacidade reduzida e será assim até que os documentos atrasados sejam processados. O problema é mundial e não é de um país, ou documento de cidadania, ou categoria de visto em especial”. A embaixada americana também informou que está trabalhando para corrigir o problema e que mais informações podem ser obtidas no site travel.state.gov.

Já o atendimento nos seis Centros de Atendimento aos Solicitantes de Visto (Casv) em Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Brasília não sofre alterações. No local, são colhidos informações biométricas, como fotos e impressões digitais antes da tradicional entrevista à seção consular. Nos centros, também são oferecidos serviços como agendamento de entrevistas, informações a respeito da solicitação do visto e auxílio ao solicitante com as opções de entrega do passaporte.

Balanço

Em junho, durante a Copa do Mundo, a Missão Diplomática dos Estados Unidos no Brasil processou mais de 87 mil vistos, número 4% maior em relação ao mesmo período de 2013. Até junho, foram processados mais de meio milhão de vistos, 525.358, a maioria 281.410, no consulado em São Paulo. Segundo a missão, o tempo de espera para agendamento de visto nos quatro consulados (Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife) é de dois dias.

Entre janeiro e dezembro de 2013, 1.057.854 vistos foram emitidos a brasileiros viajando para os Estados Unidos. Foi o segundo ano consecutivo em que se ultrapassou a marca de 1 milhao de documentos.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo