Histórico

Escrevendo uma nova história

Jehozadak Pereira*

Cada um de nós têm uma história de vida para contar, da nossa criação, dos nossos lugares dos quais temos saudades, das lições de honestidade, de decência, de dignidade e honradez, transmitida pelos nossos pais e parentes que trabalharam durante anos para conquistar alguma coisa e se orgulhar do que conseguiram.

A maioria deles não tiveram ou sequer sonharam com a chance que tivemos de migrar para os Estados Unidos e progredir em todos os aspectos. E o que não falta é brasileiro progredindo por aqui. Hoje muitos brasileiros ocupam cargos importantes em muitas empresas e organizações americanas, inclusive nas forças armadas e a cada ano aumenta o número de brasileiros que são admitidos nos serviços militares, e segundo os seus superiores são pessoas dedicadas e respeitadoras.

É muito comum ouvir que a vida na América muda a cabeça das pessoas, pois eu digo que não muda não. Quem é honesto no Brasil, vai ser honesto em qualquer lugar do mundo. Quem é malandro no Brasil, vai ser malandro em qualquer lugar onde esteja, e o melhor caminho a ser seguido é da honestidade e do trabalho. Também se manter longe das confusões, das desonestidades, das coisas erradas, dos rolos, pois cada uma destas coisas é o melhor caminho para se arruinar.

Nós brasileiros temos um longo caminho pela frente, que é o de saber que temos que fazer a diferença em todos os aspectos, principalmente no quesito honestidade e correção. A falta de documentos não é desculpa para se meter em problemas; ao contrário deve ser uma motivação maior para viver uma vida digna. Ao nosso lado, nos nossos vizinhos, não é difícil encontrar histórias semelhantes às nossas, mas que venceram porque trabalharam com afinco e dedicação, e aqui na América quem é honesto se dá bem, mesmo que demore um pouco mais.

Aprender a língua é um dos requisitos importantes para vencer aqui. Particularmente tenho visto muitos brasileiros sofrendo na carne por desconhecer a língua, as leis, os costumes e são poucos os que dão importância e buscam se inteirar disto, cometendo as vezes transgressões que poderiam ser facilmente evitadas.

Se por um lado lá no Brasil recebemos noções de moral e bons costumes dentro de casa, a sociedade é na maioria das vezes indolente, principalmente no trânsito, e isto é a razão das maiores dificuldades. Com isto em mente a maioria dos brasileiros chegam na América e pensam que podem fazer o mesmo aqui. Respeitar a imposições da sociedade onde vivemos é sinal de progresso, além de ser o caminho para o sucesso.

Hoje, a América é uma mescla de culturas e de povos de todos os lugares do mundo, que vivem nos Estados Unidos como se estivessem nas suas cidades de origem, inclusive nós brasileiros. Mesmo com todas as dificuldades que passamos, pois somos atingidos pelas coisas que acontecem o tempo todo ao nosso redor, não podemos esquecer que a nação americana é próspera e é considerada a maior democracia e economia do mundo, e tudo isto está a nossa disposição o tempo todo, e ao alcance das nossas mãos. Mesmo que não tenhamos uma noção plena disto.

É sempre bom ler sobre outros povos que um dia chegaram aqui e que venceram pela retidão, pelo caráter, pelo trabalho e que hoje são parte integrante da vida americana.

Portanto, a razão para o sucesso de alguém é a honestidade, o apego a família, a fé, é se manter longe dos problemas e das confusões. Quem faz isto já tem automaticamente meio caminho andado em direção ao sucesso. Uma história digna se constrói ao longo dos anos e nem sempre o dinheiro virá, mas sim a dignidade e honestidade que são muito mais importantes. O resto virá com o tempo.

*Jornalista. Texto originalmente publicado em www.jehozadakpereira.com.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo