Histórico

Estilistas de grife luxuosa são alvo de boicote após declaração

DIVULGAÇÃO
Estilistas de grife luxuosa são alvo de boicote após declaração

Uma declaração dada a uma revista italiana pelo estilista Domenico Dolce, em que ele critica tanto crianças nascidas via tratamentos de fertilidade quanto famílias compostas por pais homossexuais, deu início a uma onda de repúdio à sua grife, a sofisticada Dolce & Gabanna, com lojas nos endereços mais exclusivos do mundo.

A polêmica começou depois que a revista italiana Panorama citou comentários de Dolce nos quais ele criticou tratamentos de fertilidade e a criação de filhos de casais homossexuais. “Você nasce de uma mãe e um pai – ou, pelo menos, é como deveria ser. Eu chamo de crianças da química ou crianças sintéticas. Úteros alugados, sêmens escolhidos em um catálogo”, opinou Dolce.

Quase que instantaneamente, celebridades revoltadas foram ao ataque contra o estilista italiano e seu marido, Stefano Gabbana.

Liderando o coro das críticas, o cantor pop Elton John pediu um boicote à marca no domingo (15). O músico, que é casado com David Furnish e pai de Zachary Jackson Levon, de 4 anos, e Elijah Joseph Daniel Furnish-John, de 2, revoltou-se com as declarações e não perdoou em uma mensagem raivosa no Instagram. Os dois meninos nasceram pela mesma barriga de aluguel. John e Furnish se casaram em dezembro de 2014, após 21 anos de união.

“Como vocês se atrevem a se referir aos meus lindos filhos como ‘sintéticos’. Vocês deveriam se envergonhar por apontar seus dedos e julgar a fertilzação in vitro – um milagre que permitiu legiões de pessoas amorosas, hétero e homossexuais, a realizar seu desejo de terem filhos. Seu pensamento arcaico está fora de sintonia com a nossa época, assim como a sua moda. Nunca mais vou usar Dolce & Gabbana”, escreveu o cantor, adicionando uma hashtag pedindo um boicote à marca.

Victoria Beckham, ex-embaixadora da Dolce & Gabbana, se solidarizou com Elton John, enviando uma “mensagem de amor” ao astro inglês, ao marido dele, David Furnish, aos dois filhos do casal, Zachary e Elijah, e a “todos os lindos bebês da fertilização in vitro”.

A roqueira Courtney Love acusou a dupla italiana de “preconceito insensato”.

Elton ‘fascista’
Mas Gabbana fez pé firme, dizendo que os dois têm direito de opinar e chamando Elton de fascista.

Concetta Lanciaux, consultora da indústria de luxo e ex-conselheira de Bernard Arnault, diretor-executivo do conglomerado de artigos de luxo LVMH, afirmou não acreditar que o pedido de Elton tenha impacto nas vendas da D&G.

“Os consumidores entendem o humor de Domenico e Stefano, que são conhecidos pela sua língua afiada. Além disso, os novos consumidores, mesmo que não concordem com a declaração, gostam de pensar que vivemos num mundo livre onde as pessoas ainda podem expressar seus sentimentos e suas opiniões”, afirmou.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo