Estados Unidos Geral

Flórida bate recorde de turistas no 3º trimestre de 2015

Número de brasileiros é menor, mas ainda é grande; perfil de turista mudou

DA REDAÇÃO – O número recorde de turistas que visitaram a Flórida no terceiro trimestre do ano aproxima o Estado de sua meta anual de 100 milhões de visitantes. Entre julho e setembro, o Sunshine State foi visitado por 25,5 milhões de turistas – um aumento de 6,8% em relação ao mesmo período do ano passado. Foi o melhor terceiro trimestre de todos os tempos para o turismo floridiano de acordo com o jornal “Sun Sentinel”.

A alta nos números do turismo levou à criação de 5,2% mais vagas no setor – o que leva a FL a Estado líder no país quando o assunto é emprego relacionado a turismo.

“Nossa crescente indústria do turismo emprega 1,2 milhão de floridianos. Esperamos, ansiosamente, encerrar 2015 tendo recebido 100 milhões de visitantes em nosso Estado”, disse, em comunicado enviado à imprensa na quinta-feira (19), o governador Rick Scott. No ano passado, 97,3 milhões de pessoas visitaram a Flórida, marcando um crescimento pelo quarto ano consecutivo.

De janeiro a setembro de 2015, o Estado atraiu um total de 79,1 milhões de turistas. Destes, 67,4 milhões vieram de outras regiões dos EUA. Do restante, 11,7 milhões vieram de outros países (incluindo 3,4 milhões de canadenses). De acordo com a associação Visit Florida, o Estado pretende chegar a 2020 atraindo até 127 milhões de turistas todos os anos.

“Em vez de comprar, turista em Miami quer passear”
Com o dólar mais caro, os gastos de brasileiros em viagens internacionais caíram quase pela metade (46,99%), em setembro deste ano, na comparação com igual período do ano passado. De acordo com o Banco Central, essas despesas somaram $1,260 bilhão. Tais gastos são os menores para o mês na nova série histórica do BC, atualizada de acordo com nova metodologia e iniciada em janeiro de 2010.

A empresária Sandra Prieto que recebe por ano cinco mil turistas brasileiros com seu “Guia Miami” afirma que o brasileiro, mesmo que em menor número, continua vindo, mas o perfil mudou. Em vez de as pessoas virem na ânsia para comprar, elas mudaram o foco. E também tem as pessoas que têm apartamento em Miami e continuam vindo. “O brasileiro que vinha só para comprar e até revender produtos é mais difícil de se ver atualmente. Aquele turista ávido por compras, que passava o dia inteiro no shopping e saía abarrotado de sacolas, agora prefere conhecer melhor a cidade, ir à praia, passear de barco, visitar museus. Ele continua vindo, mas como seu poder de compra está menor, ele prefere fazer turismo”, explica Sandra.

O GuiaMiami nasceu em 2012 e oferece city tour, guia de compras, compras especializadas (casamento, enxoval de bebê), passeios de barco em três tamanhos diferentes, traslados para aeroporto, shoppings e pontos turísticos, passeio para Key West e o serviço mais recente que é o voo de helicóptero. Sandra afirma que a compra de enxoval para bebês e noivas ainda compensa. “Muitos produtos ainda são bem mais baratos que no Brasil, aí a pessoa vem fazer o enxoval e aproveita o passeio”, completa. ?

>>> AcheiUSA: O ponto de encontro dos brasileiros na América – Clique aqui para ver o vídeo

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo