Histórico

Flórida pode emitir carteira de motorista para indocumentados qualificados

Imigrantes indocumentados que tiveram seu pedido I-601-A aprovado agora podem solicitar a carteira de motorista

DA REDAÇÃO COM Yova Borovska|Buchanan Ingersoll & Rooney PC

Imigrantes beneficiados com a mudança da Lei do Castigo em 2013 podem requerer a carteira de motorista
Desde o dia 25 de junho de 2014 o Departamento de Veículos e Segurança nas Estradas (Florida DMV) está aceitando como prova de ‘presença legal nos Estados Unidos” a aprovação do formulário I-601A. O documento pode ser apresentado para a emissão de carteira de motorista. Imigrantes indocumentados cônjuges, filhos solteiros menores de 21 anos e pais indocumentados de cidadãos americanos podem ser beneficiados com a I-601A desde 4 de março de 2013, quando o Departamento de Imigração (USCIS) fez uma alteração na Lei do Castigo.

Com a mudança na Lei do Castigo, o imigrante ilegal (que se enquadrar nos pré-requisitos estabelecidos pelo USCIS) pode solicitar uma isenção provisória por presença ilegal – formuláriio I-601A. Assim que aprovada, o imigrante ainda tem de sair dos Estados Unidos para sua entrevista de visto de imigrante com um oficial consular no exterior, mas o tempo de espera é reduzido para apenas algumas semanas.

A aprovação do I-601A até agora não dava direito ao imigrante, na Flórida, de solicitar a carteira de motorista. Mas uma revisão da lista de documentos exigidos pelo Florida DMV, publicada no dia 25 de junho deste ano, adicionou a aprovação deste formulário entre as provas aceitas para provar “presença legal nos Estados Unidos”. De acordo com a lista, disponível na internet, a apresentação da I-94 não é obrigatória. O imigrante pode receber a carteira de motorista pelo prazo de um ano.

I-601A
A mudança na lei foi feita no ano passado, na época o departamento de imigração explicou que a intenção era reduzir o tempo de separação entre cidadãos americanos e seus parentes de primeiro grau (marido, filhos e pais). O detalhe que mudou o formulário I-601 para I-601A levou quase um ano para ser aprovado.

Antes dessa mudança, a espera no país de origem podia durar no mínimo oito meses a até anos. Com medo de que a espera fosse longa demais e, em muitos casos, negada, muitos imigrantes ilegais optavam por permanecer em solo americano na ilegalidade.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo