Histórico

Gasolina já é vendida a menos de $2 em 40% dos postos dos EUA

Contudo, analista prevê que tendência de queda nos preços deve cessar já em janeiro

“”

DA REDAÇÃO (com CNN) – Há menos de um mês, pela primeira vez na onda atual de baixa no preço do combustível, o galão de gasolina caiu para menos de $2. O preço foi registrado em um posto de gasolina localizado em Oklahoma.

Desde então, de acordo com o serviço automotivo AAA, citado pela CNN, mais de 48 mil postos de gasolina espalhados pelos Estados Unidos. Isso corresponde a 40% dos postos do país.

Hoje a média nacional é de $2.20 por galão, o menor nível em seis anos – sendo que sete estados já vendem o combustível a um preço médio abaixo dos $2.

Mas especialistas acreditam ser pouco provável que a gasolina chegue a custar menos de $2 na maioria dos estados americanos, que têm, no total, 130 mil postos de gasolina.

Isso se deve ao fato de que muitos estados das regiões oeste e noroeste dos EUA cobram impostos altos na venda de combustível, taxas que não raro ultrapassam os 40 centavos por galão.

Analista do site GasBuddy, que mapeia preços da gasolina pelo país, Tom Kloza acredita que o valor do galão pode cair ainda mais na próxima semana, mas não vê a queda nos preços se mantendo ao longo de janeiro, o que poria fim à tendência de barateamento da substância (que já dura 102 dias ininterruptos).

Por que cai?
O atual barateamento no preço da gasolina se deve a alguns fatores específicos. Fontes do mercado apontam que uma maior eficiência na produção de petróleo nos Estados Unidos aliada a uma guerra de preços entre os produtores de petróleo do Oriente Médio e aos carros com motores modernos, que consomem menos combustível, seriam as razões da queda nos preços.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo