Histórico

ISIS assume autoria de tiroteio em concurso de cartunismo no Texas

‘Dizemos à América que o que está sendo preparado será mais importante e mais amargo. Verão coisas horríveis dos soldados do ISIS’, afirma o grupo jihadista em mensagem veiculada através de emissora própria de rádio

DA REDAÇÃO (com G1) – O grupo jihadista ISIS reivindicou, nesta terça (5), através de sua emissora de rádio, o ataque realizado no domingo (3) contra um concurso de caricaturas sobre Maomé, organizada por centro cultural no Texas, sul dos Estados Unidos, informam a agência internacional de notícias France Presse (AFP), a BBC e o portal G1.

O ataque aconteceu na cidade de Garland, perto de Dallas, onde a associação ‘American “Freedom Defense Initiative”, considerada anti-islâmica, organizava um concurso de caricaturas de Maomé, cuja representação é proibida pelo islamismo.

“Dois soldados do califado executaram um ataque contra uma exposição de caricaturas contra o profeta em Garland, Texas, América”, afirma o grupo, que proclamou um califado nos territórios que controla no Iraque e na Síria. “Dizemos à América que o que está sendo preparando será mais importante e mais amargo. Verão coisas horríveis dos soldados do ISIS”, afirma o grupo jihadista.

Nesta segunda (4), o FBI identificou o segundo atirador morto durante o ataque. Segundo agentes da organização ouvidos pela CNN, Nadir Soofi dividia um apartamento com Elton Simpson, o outro atirador.

Simpson e Soofi tinham a intenção de “matar pessoas”, segundo o FBI, mas não chegaram a entrar no centro cultural. Eles atiraram em um segurança, cujo nome não foi divulgado, e o atingiram no tornozelo. O guarda não foi ferido gravemente e não corre risco de morte.

Na sequência, de acordo com o porta voz do Departamento de Polícia de Garland, Joe Harn, um policial que atua no controle de trânsito e que estava fazendo hora extra como segurança do evento, disparou e acertou os dois, que morreram no local. Os atiradores estavam armados com rifles e usavam coletes a prova de balas, enquanto o segurança tinha apenas uma pistola.

Elton Simpson era conhecido pelo FBI há alguns anos. Ele foi condenado em 2011 por dar um testemunho falso em uma investigação sobre terrorismo internacional e doméstico, e foi sentenciado a três anos de liberdade condicional. Na época, ele negou ao FBI ter discutido uma viagem à Somália para se envolver na jihad, quando na verdade ele tinha realizado a conversa.

O ataque
Os dois homens se aproximaram de carro do estacionamento do Culwell Centre Curtis da cidade de Garland, perto de Dallas, onde quase 300 pessoas assistiam ao evento no domingo, que os organizadores promoveram como um acontecimento a favor da liberdade de expressão.

Policiais da unidade especial SWAT informaram que ao chegar ao local os dois homens abriram fogo e feriram um guarda. Outro segurança atirou de volta e matou os dois.

Após a troca de tiros, o local em que acontecia o concurso foi isolado e os participantes foram impedidos de deixar o prédio, mas foram liberados pouco depois.

Uma equipe do esquadrão antibombas inspecionou o carro dos atiradores, pois suspeitavam da possibilidade de explosivos no veículo.

O porta-voz da polícia de Garland, Joe Harn, afirmou pouco depois que a ameaça aparentemente foi controlada, mas helicópteros da força de segurança patrulhavam a região por precaução.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo