Histórico

Luxemburgo está de volta ao Flamengo e disputará seu 22° Brasileirão

Luxemburgo já conquistou cinco títulos do Brasileirão como técnicoNinguém venceu tantas partidas nem conquistou tantos títulos quanto Vanderlei Luxemburgo na história do Campeonato Brasileiro. Neste final de semana, em sua reestreia pelo Flamengo, o treinador começa sua 22ª disputa no Brasileirão como treinador. Ele assume o lugar que era de Ney Franco até a semana passada.

Luxemburgo iguala-se agora a Émerson Leão, que também disputou 22 vezes o torneio. Antônio Lopes ainda está na frente dos dois, com 24 participações.

Com cinco títulos de campeão, Luxemburgo é o maior campeão do torneio. Venceu as edições de 1993 e 1994 à frente do Palmeiras e a de 1998, pelo Corinthians. Venceu novamente em 2003 e 2004, no comando de Cruzeiro e Santos, respectivamente.

Além disso, ele é o treinador com mais partidas disputadas pelo Campeonato Brasileiro. Desde 1983, já foram 639, e Destas venceu 303. Luxemburgo também é o técnico com mais vitórias na história do campeonato.

Esse recorde positivo é esperança de salvamento para a atuação do time do Flamengo na disputa, que amarga a lanterna há duas rodadas e está ameaçado pelo rebaixamento para a segunda divisão, coisa que jamais aconteceu na história do clube.

Até agora, as primeiras 11 rodadas do Brasileirão já derrubaram nove treinadores. O troca-troca deve continuar, e tudo depende dos resultados do próximo fim de semana. Os próximos que podem estar na lista de desempregados são Marquinhos Santos, técnico do Bahia (o time não vence há nove jogos), Celso Roth, (o Coritiba, também amarga a zona de rebaixamento) e Vágner Mancini, treinador do Botafogo, que terá como desafio para se manter no cargo justamente a estreia de Luxemburgo pelo Flamengo. O técnico vem sendo bastante contestado nas últimas rodadas, e um resultado ruim no clássico poderá por fim ao seu ciclo em General Severiano.

Fechando a lista de ameaçados está Oswaldo de Oliveira. Depois da derrota para o Fluminense, a pressão, que havia diminuído, voltou sobre os ombros do técnico do Santos, que não tem conseguido dar padrão de jogo ao time nesta temporada. Agora, com Tite à solta, o velho sonho da direção de ter o gaúcho no comando pode se tornar realidade.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo