Histórico

Mais Médicos: brasileiros preencheram 100% das vagas disponíveis

Profissionais brasileiros com diploma no exterior preencheram todas as 387 vagas remanescentes do atual edital do Programa Mais Médicos. Com isso, 100% da demanda dos municípios foi atendida sem a necessidade de convocar profissionais estrangeiros. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira (14) pelo Ministério da Saúde.

Segundo a pasta, a adesão desses profissionais vai garantir assistência a 63 milhões de brasileiros que antes não contavam com médicos em unidades básicas de saúde. Ao todo, serão 18.240 médicos atuando em 4.058 municípios, cobrindo 72,8% das cidades brasileiras, além de 34 Distritos Sanitários Indígenas.

De acordo com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, os médicos brasileiros convocados nesta fase têm formação em países como Argentina, Uruguai, Portugal, Espanha e Rússia.

“Alcançamos 100% das vagas cobertas por médicos brasileiros. Não haverá abertura de vagas para médicos intercambistas individuais estrangeiros e também não chegaremos à fase do intercâmbio com a Organização Pan-americana de Saúde para trazer médicos cubanos ao Brasil”, explicou.

Dos 3.752 novos profissionais brasileiros do Mais Médicos formados no país, 68% optaram pelos benefícios do Provab e 32% optaram pelos benefícios do programa. Ao todo, a região Norte vai receber 389 novos médicos; Nordeste, 1807; Sudeste, 1.024; Sul, 523; e a Centro-Oeste, 396. Eles passarão por período de acolhimento durante três semanas em Brasília – entre 5 e 26 de junho – e depois durante uma semana nos locais escolhidos – de 27 de junho a 3 de julho. A previsão é que comecem a atuar a partir de 6 de julho.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo