Loading
 

Miami City Ballet abre as portas para bailarinos brasileiros

Eles chegam ainda crianças e sonham em continuar na carreira internacional

4/7/2014

Joselina Reis

Foto: Adria Greenhauff
Miami City Ballet abre as portas para bailarinos brasileiros

O último grupo de crianças chegou esta semana para um treinamento de 15 dias

Com as sapatilhas nos pés e a bagagem pronta, crianças brasileiras entre nove e 14 anos encaram a viagem entre Brasil e Estados Unidos dispostas a encarar uma maratona de testes e provar que, apesar da pouca idade, podem começar uma carreira internacional na área da dança. “O começo do sonho é a seletiva no Brasil. Eles choram, vibram é muita expectativa”, lembra a ex-bailarina Alice Arja, responsável pela seletiva que acontece no Rio de Janeiro.

O último grupo chegou esta semana para um treinamento de 15 dias. Todos os anos, nas férias escolares do Brasil, um grupo de crianças troca o tempo livre pelas duas semanas de treinamento diário em Miami, na expectativa que isso possa representar um contrato de trabalho no futuro.

‘Só aceitamos as crianças que realmente mostrem aptidão para o balé”, explica Arja. Foi ela que começou há oito anos o intercâmbio de futuros bailarinos mirins com a escola de dança do Miami City Ballet. Ela conta que a ideia veio depois que resolveu dar um empurrãozinho na carreira da filha e de três outros amigos. Ela fez um vídeo de uma apresentação dos quatro e enviou ao MCB. Hoje, a filha Nathalia Arja integra o corpo principal de dança do MCB. Os outros três receberam bolsas de estudos e continuam na carreira.

A diretora da escola de balé do MCB, Darleen Callaghan, garante que o projeto de intercâmbio com bailarinos mirins brasileiros é muito bem-vindo para a companhia. “É o único programa deste estilo que temos e tem nos ajudado muito a encontrar novos talentos”, disse a diretora. Dos cinquenta dançarinos que integram o grupo profissional do MCB, quinze são brasileiros.

Os alunos têm aulas com os mesmos professores dos dançarinos profissionais, além de interagir com os outros talentos brasileiros que como eles também participaram do intercâmbio em anos anteriores. O projeto começou com apenas 20 alunos e em 2014 trouxe 60 crianças. A esperança, segundo Alice, é que número chegue a 120 por treinamento em poucos anos.

Alguns vêm com recursos próprios, outros recebem bolsas de intercâmbio de patrocinadores. Anualmente, em média, quatro alunos são aprovados e admitidos na escola de bale. Depois de alguns anos dedicando-se exclusivamente à dança alguns são admitidos pelo próprio MCB ou contratados por outras companhias de dança nos Estados Unidos e Europa.

Arja lembra que nas oito edições do intercâmbio mais de 150 bailarinos já participaram do treinamento, sendo que pelo menos trinta brasileiros trabalham atualmente em companhias americanas de dança. “O mercado de dança no Brasil, principalmente para o balé, é pequeno. Não há vagas. Por isso, quando eles vêm para cá, eles vêm preparados para buscar seu espaço com muita garra”, afirma a ex-bailarina que há 38 anos dá aulas de balé no Brasil.

No Brasil, a seletiva é organizada pela www.ciadeballetdorj.com.br.

 

ADVERTISING

 

Comente a Notícia


Os comentários são de total responsabilidade dos autores, e não representam a opinião do AcheiUSA.
Authors are integrally responsible for their comments, and those do not represent AcheiUSA’s opinion.


 

ADVERTISING
Royal Mortgage
fastway
FCU
A Car Rental
AcheiUSA Newspaper
O AcheiUSA

Fundado em outubro de 2000, o AcheiUSA Newspaper é um jornal semanal em português, distribuído gratuitamente por mais de 400 lojas e escritórios brasileiros, americanos e hispânicos, espalhados pelo sul da Flórida, nos Estados Unidos. Com notícias locais, cultura, imigração, agenda de eventos, cobertura social, negócios e a maior seção de anúncios classificados grátis em português fora do Brasil, o AcheiUSA é o mais completo e popular portal para os brasileiros vivendo nos Estados Unidos.

Fale Conosco

AcheiUSA Newspaper
816 SE 9th Street Ste. E
Deerfield Beach, FL 33441
United States of America
Fone: 954-570-7568 / 954-570-7540
Fax: 954-419-9717

Formulário Online

Para Anunciar

Envie um email ou
preencha o formulário online
e solicite o seu Media Kit.

Para anúncios grátis clique aqui.

©  Todos direitos reservados a AcheiUSA Newspaper. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito
ou redistribuído sem autorização.
©  All rights reserved. This material can not be published, broadcasted or redistributed without authorization.
Acheiusa is not responsible for the opinions expressed by its contributing writers, neither for the content of the advertised material on it.
Signed articles do not represent the opinion of the newspaper.

WARNING: Our free classified ads section is not a public space. It is the property of Brazilian Classified Ads - DBA AcheiUSA Newspaper Corp., who reserves the right to refuse or remove any free ad without previous or further notice to the advertiser. We track the origin of the ads, and those responsible for frauds may be prosecuted. Brazilian Classified Ads - DBA AcheiUSA Newspaper Corp. is not responsible for the contents of the ads, which are full responsibility of the advertisers.
AVISO: A seção de classificados gratuitos não é um espaço público. É propriedade de Brazilian Classified Ads - DBA AcheiUSA Newspaper Corp., que se reserva o direito de recusar ou retirar anúncios gratuitos de qualquer espécie, sem necessidade de aviso prévio ou justificativa para o anunciante. Os anúncios são rastreados em sua origem e os autores estão sujeitos às leis americanas nos casos de fraude ou transgressão. Brazilian Classified Ads - DBA AcheiUSA Newspaper Corp. não se responsabiliza pelo conteúdo dos anúncios, que é de inteira responsabilidade dos anunciantes.