Histórico

Número de imigrantes indocumentados cresce no estado da Flórida de 2009 a 2012

Clima e hospitalidade estão entre os atrativos que trouxeram pelo menos outros 55 mil indocumentados para o estado

DA REDAÇÃO COM AGÊNCIAS

Imigrantes da Flórida pedem reforma imediata

Imigrantes da Flórida pedem reforma imediata

Segundo o Pew Research Center, a Flórida é o segundo estado que mais atraiu imigrantes indocumentados entre 2009 e 2012. Foram pelo menos 55 mil novos imigrantes, elevando o total de indocumentados para 925 mil. O estado estaria em segundo lugar na pesquisa, perdendo apenas para New Jersey com 75 mil novos indocumentados no mesmo período. Os números foram divulgados na terça-feira (18).

A pesquisa mostrou ainda que o número de indocumentados morando no país não teria mudado, continuando na casa dos 11.2 milhões, mas essa população estaria mudando de estado, procurando áreas mais acolheradoras para quem não possui condições legais de trabalho.

A pesquisa apontou a agricultura, a hospitalidade, a área de construção civil, clima e o turismo na Flórida como os fatores que vêm atraindo mais indocumentados para o estado. Esses seriam os mesmos atrativos para os imigrantes legalizados.

Entre os outros estados americanos que contabilizaram aumento no número de imigrantes sem condições legais de permanecer no país estão Maryland, Pennsylvania e Virginia. Do outro lado da pesquisa, os estados que viram parte de sua população indocumentada debandar foram, respectivamente, Colorado, Arizona e New Mexico.

Atualmente nos EUA os estados com maior população imigrante indocumentada são Texas e Califórnia.
“Esses número não me surpreendem. Só mostram que temos que fazer algo rapidamente para garantir a segura na fronteira”, adiantou o deputado republicano pela Flórida, Curt Clawson.

A representante da ONG Florida Immigrant Coalition, Natalia Jaramillo, também não está surpresa com o aumento no número de indocumentados na Flórida. “Flórida tem dois setores muito atrativos: agricultura e turismo. Muitos imigrantes são empregados nesses dois setores. São eles que mantêm esses dois setores na ativa”, disse a ativista da ONG que defende os direitos dos imigrantes no estado.

Outro fator que na sua opinião pode ter contribuido para o aumento de indocumentados no estado seria a atuação negativa de outros estados americanos que aprovaram várias leis anti-imigrantes nos últimos quatro anos. “Essas leis simplesmente empurraram os imigrantes para fora daqueles estados”, acredita.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo