Histórico

Obama afirma que será implacável com grupo extremista islâmico

EUA farão ataques aéreos seletivos contra Estado Islâmico

DA REDAÇÃO COM AGÊNCIA BRASIL

DIVULGAÇÃO
Obama afirma que será implacável com grupo extremista islâmico

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou na quarta-feira (10) que seu governo comandará ataques aéreos seletivos contra a milícia mulçumana extremista, autodenominada Estado Islâmico, que atua dentro dos territórios da Síria e do Iraque. No pronunciamento dirigido à nação e transmitido pelas emissoras de TV, rádio e pela internet, Obama disse que irá atacar o grupo e persegui-lo “onde quer que seja”.

“Esta campanha de luta contra o terrorismo será feita em um esforço constante e implacável, utilizando nosso poder aéreo e nosso apoio das forças terrestres de nossos aliados”, disse Obama. Ele reafirmou o que a Casa Branca já havia antecipado sobre a decisão de não enviar tropas terrestres, como em intervenções militares anteriores, da forma como aconteceu contra a Al Qaeda.

Obama disse que, desta vez, enviará somente 475 conselheiros militares para o Iraque e que eles não irão combater, mas sim prestar assistência, treinamento e monitoramento ao Exército iraquiano. “Não vamos envolver tropas de combate americanas na luta em solo estrangeiro”, frisou.

O presidente destacou que a estratégia não representa uma “nova guerra no Iraque, três anos depois da retirada de tropas combatentes do território iraquiano”.

A operação aérea deverá ser semelhante à iniciada há um mês no Norte do Iraque, região com forte presença da milícia.

O presidente americano não revelou detalhes sobre a coalizão que pretende formar para “erradicar” o Estado Islâmico, chamado comumente por ele de “câncer”. “Embora leve tempo, vamos deteriorar o Estado Islâmico até a última instância a fim de destrui-lo, utilizando uma estratégia global e integral”, afirmou.

Com relação ao apoio do Congresso americano, o presidente disse que já tem apoio de Republicanos e Democratas. “Tenho autoridade para enfrentar o Estado Islâmico e agradeço o apoio bipartidário para esta ofensiva”, acrescentou.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo