Histórico

Obama enviará três mil soldados à África para combater ebola

ONU pede um bilhão para combater a doença

DA REDAÇÃO COM UOL

Obama enviará três mil soldados à África para combater ebolO presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou na última terça-feira (16) o envio de três mil militares americanos à África Ocidental para ações de combate ao vírus Ebola, informou um alto funcionário do governo norte-americano.

Obama deve apresentar seu plano de ação contra o Ebola durante uma visita ao Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), em Atlanta, e os esforços americanos se concentrarão na Libéria, um dos três países mais afetados pela epidemia, junto à Guiné e Serra Leoa. O centro de comando da operação ficará em Monróvia, capital da Libéria.

Obama pediu ao Congresso a aprovação de uma verba adicional de 88 milhões de dólares, o que eleva o montante total da ajuda dos Estados Unidos aos três países a 250 milhões de dólares.

A epidemia de Ebola na África Ocidental, a mais grave da história desta febre hemorrágica identificada em 1976, matou mais de 2.400 pessoas dos 4.784 casos detectados, segundo o último registro da OMS.

A Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou que precisa de $1 bilhão para combater a epidemia da doença que atinge o Oeste da África. A estimativa do organismo é que o vírus está ativo em áreas habitadas por mais de 22 milhões de pessoas, e pela rápida prorrogação, a estimativa de gastos cresceu dez vezes no último mês. Anteriormente, a ONU havia pedido $100 milhões para conter o avanço da doença.

“O grande número de casos, em lugares de forte densidade populacional e, simultaneamente, em aldeias remotas e de difícil acesso, fazem com que este surto `da doença` seja particularmente difícil de conter”, declarou o diretor-geral adjunto da Organização Mundial da Saúde (OMS), Bruce Aylward.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo