Histórico

PIBFlorida comemora 20 anos servindo à comunidade brasileira

Igreja começou com 104 membros, hoje é referência no atendimento social no sul da Flórida

DA REDAÇÃO (JOSELINA REIS)

PIBFlorida comemora 20 anos servindo à comunidade brasileira“Uma igreja tem mais do que a obrigação espiritual para com seus membros, tem que ser referência social. A mudança tem que começar pela igreja!”, resume o pastor Silair Almeida, que há 20 anos comanda a Primeira Igreja Batista da Flórida. Nesses 20 anos como igreja, e outros 4 anos apenas como missão da First Baptist Church em Pompano Beach, a PIB passou de 104 membros para 1.600. Sendo que no auge da imigração brasileira para a Flórida a igreja chegou a 2.250 membros.

Para manter a filosofia de ajuda social e espiritual que sempre pautou a sua administração, Silair, família e centenas de voluntários têm uma agenda lotada de projetos em andamento e outros vários em estudo. Nestes vinte anos de trabalho, a PIB abraçou obras como o projeto social com os índios Ticunas no Amazonas e outro de ajuda às crianças órfãs no Haiti.

Mas esses são apenas dois dos vários projetos da igreja, adianta o pastor, que tem planos muito maiores para 2015. Recentemente, a PIB inaugurou o PIB Market, um supermercado com moeda própria, o Solidário, onde as famílias em situação de risco podem ‘comprar’ os produtos que precisam usando o ‘dinheiro’ recebido gratuitamente da igreja.

O PIB Market é um dos projetos que devem ser ampliados, assim como a compra e reforma de um orfanato no Haiti avaliado em $150 mil. Aliás, em 20 anos de existência, a PIB Flórida investiu cerca de $ 4 milhões em projetos sociais e humanitários entre Flórida, Brasil e Haiti.

2015
Silair conta que o ano de 2015 promete alavancar ainda mais os projetos sociais da igreja, adicionando ainda um novo foco: a ajuda ao empresário-imigrante brasileiro. “Vamos continuar investindo no combate às desigualdades sociais e criaremos alguns projetos para ajudar esse novo imigrante brasileiro que quer vir para a Flórida para investir”, revela o pastor que planeja organizar um projeto de orientação jurídica empresarial para quem que investir na Flórida.

A PIB quer dar início também em 2015 ao seu projeto de posto de saúde comunitário, cursos profissionalizantes para brasileiros recém-chegados do Brasil, orientação imobiliária e ampliar a escola.

A igreja ainda ajuda as famílias mais carentes no seu retorno ao mercado de trabalho oferecendo empréstimos temporários de carros. Anualmente a igreja realiza festas beneficientes para milhares de pessoas e recebe periodicamente a missão itinerante do Consulado-Geral do Brasil em Miami. “Já recebemos críticas por tentar abraçar demais projetos além do apoio espiritual. Mas, imagine se os 500 mil templos evangélicos pelo mundo pudessem fazer mais por sua comunidade? A igreja poderia mudar o mundo, trazendo mais ética, mais equilíbrio, mais justiça social”, lembra o pastor.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo