Histórico

Projeto em Miami quer criar o estado do “Sul da Flórida”

Vereadores da City of South Miami já aprovaram o pedido que será enviado a Tallahassee

DA REDAÇÃO, COM SUNSENTINEL

Projeto em Miami quer criar o estado do Os Estados Unidos podem ganhar o seu 51º estado, caso o projeto aprovado no dia 7 de outubro pelos vereadores de City of South Miami seja votado em Tallahassee e Washington. Por três votos a dois, os vereadores mandaram um comunicado oficial aos senadores do estado dizendo que querem o estado da Flórida dividido ao meio, criando assim o estado do ‘Sul da Flórida’ (South Florida, em inglês).

Eles inclusive já pensaram na possível capital, que deve ser alguma cidade na região central da Flórida. Ao todo, o novo estado americano teria 24 condados. Os condados de Brevard, Orange, Polk, Hillsborough e Pinellas seriam a fronteira norte do novo estado.

O argumento usado pelos vereadores em Miami é que Tallahassee e os condados do norte do estado não dão a devida atenção aos problemas do sul, principalmente com relação à questão ambiental e o aumento do nível do mar. “Me parece muito clara a atitude da parte norte do estado. Eles adorariam ver o estado separado ao meio e nos deixar a nós, do sul, submersos, boiando até o Caribe”, disse o prefeito de City of South Miami, Phillip Stoddard.

O aumento do nível do mar é um perigo constante e uma preocupação ambiental no sul da Flórida. Há quinze anos, políticos vêm estudando nos bastidores a possibilidade de uma separação do estado, para que os problemas do sul possam ter a atenção devida. “Nós temos de ser capazes de lidar com o problema ambiental diretamente, e não ficar dependentes de Tallahassee”, disse o vice-prefeito de City of South Miami, Walter Harris.

Para que o projeto saia do papel e vire realidade, é necessária a aprovação de Tallahassee, para em seguida ser colocado em votação pública e, por fim, assinado pelo presidente dos EUA.

South Florida
A parte do sul da Flórida, se chegar a ser chamado de ‘South Florida State’, é a única área de clima tropical dos Estados Unidos. A região inclui alguns dos pontos turísticos mais famosos do país, como Miami, Florida Keys, Orlando e outros.

Outras razões que levaram os políticos do sul a pensarem na separação são políticas e étnicas. O sul do estado é considerado mais liberal do que o norte, principalmente por causa do número de imigrantes e turistas. Por último, especialistas acreditam que o sul da Flórida foi o grande responsável por alavancar a economia do estado depois da recessão de 2008.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo