Histórico

Republicanos ameaçam paralisar o governo caso Obama legalize imigrantes ilegais

Presidente prometeu se pronunciar até o fim do recesso parlamentar que termina na próxima semana

DA REDAÇÃO COM IMMIGRATION DIRECT

Parlamentares republicanos mandaram um aviso ao presidente Barack Obama na última semana afirmando que podem paralisar o governo (como feito no ano passado), caso alguma ordem executiva em favor dos imigrantes indocumentados seja assinada. A informação foi divulgada pelos republicanos Steve King (Iowa), Marcos Rubio (FL) e Mitch McConnell (KY).

“Se o presidente assinar alguma coisa para legalizar imigrantes indocumentados isso é inconstitucional. Na minha opinião, isso pode ser uma catástrofe”, disse King. Marco Rubio também afirmou que colegas de partidos planejam parar as negociações sobre o orçamento federal caso Obama assine alguma ordem executiva em prol dos indocumentados.

Por outro lado, a secretário de Comunicação da Casa Branca, Josh Earnest, também avisou que Obama não está com medo de ameaças.

O presidente Barack Obama prometeu na última semana de agosto, quando o Congresso entrou em recesso de verão, que antes do retorno aos trabalhos (marcado para o dia 8 de setembro), ele iria agir sozinho em favor dos 11 milhões de imigrantes indocumentados que vivem no país. Durante o mês de agosto, Obama e sua equipe teriam mantido intensas negociações com representantes das minorias, mais dezenas de encontros com advogados para traçar o teor de uma possível ordem executiva que poderia ajudar pelo menos 6 milhões de imigrantes.

Entre as possibilidades já divulgadas estão: facilidade para liberar o green card para membros da família de cidadãos americanos, permissão de trabalho para indocumentados, cujos filhos foram beneficiados com a ordem executiva de junho de 2012 (o DACA), e facilitar o ingresso de trabalhadores altamente qualificados que queiram trabalhar nos EUA.

Os republicanos saíram de férias sem dar uma resposta positiva ao pedido de Obama para liberação de bilhões de dólares para a segurança na fronteira e, desde o verão do ano passado, não entram em um acordo sobre a reforma imigratória. Com tudo isso pesando contra os imigrantes, Obama avisou que atuaria sozinho, mas os republicanos parecem que não vão facilitar as coisas para o lado da Casa Branca.

A ameaça de paralisar o governo vem poucos meses antes das eleições estaduais. Muitos candidatos democratas temem que a briga entre o Obama e a câmara federal acabe por afetar a decisão dos eleitores em novembro.

Carta a Obama
Um grupo de 136 professores de direito, especializados em imigração, escreveram uma carta na semana passada ao presidente Barack Obama afirmando que ele pode ‘sim’ agir sozinho em favor dos imigrantes indocumentados sem precisar infringir a constituição americana. Os mesmos professores/advogados foram responsáveis por uma carta/estudo enviada Obama em 2012 que acabou ajudando o governo a criar o DACA (Deferred Action for Childhood Arrivals) que beneficiou milhares de jovens indocumentados.

Na carta de 2014, o grupo de professores/advogados lembraram que o presidente “tem o poder legal de usar medidas necessárias para gerenciar recursos e proteger indivíduos que residem no país e contribuem significativamente para o país”. O texto lembra ainda que outros presidentes, de ambos os partidos, usaram no passado de atitudes semelhantes para proteger grupos de imigrantes da deportação.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo