Histórico

Sul da Flórida terá evento esportivo contra a leucemia

Fundação Icla da Silva organiza 5K Walk / Run em Hollywood

Sul da Flórida terá evento esportivo contra a leucemia

DA REDAÇÃO – No próximo dia 14 de março, a partir das 8am, a comunidade brasileira do Sul da Flórida vai mostrar que atividade física e solidariedade podem andar juntas. A Fundação Icla da Silva vai promover, pela primeira vez no sul da Flórida, a 5K Run & Walk (Corrida e Caminhada de cinco quilômetros) para ajudar pacientes com leucemia. O evento será no no Charnow Park, em Hollywod Beach, um dos cartões postais mais bonitos da nossa região. Mais do que uma bela vista, os participantes poderão ver que um simples ato pode salvar vidas.

A 5K Run & Walk tem o principal objetivo de chamar a atenção da sociedade para um problema crescente nos dias de hoje: a cada quatro minutos, alguém é diagnosticado com um tipo de câncer no sangue, como leucemia ou linfoma. Muitas vezes, para esses pacientes, a única esperança é o transplante de medula óssea, de um doador compatível. E a Fundação Icla da Silva é o maior centro de recrutamento de possíveis doadores para o registro Be The Match, o programa nacional de medula óssea aqui nos Estados Unidos.

O banco de doadores possuiu cerca de 11 milhões de pessoas registradas, mas mesmo assim cerca de 10 mil pacientes do mundo inteiro buscam a cada dia o seu doador compatível. Por conta disso, há mais de 22 anos a Fundação realiza campanhas para aumentar o número e a diversidade do Registro Be The Match. Muitas destas iniciativas acontecem junto à comunidade brasileira, até porque para os pacientes é mais fácil encontrar um doador compatível dentro da mesma raça – e há dezenas de brasileiros sofrendo desta terrível doença.

Esta, porém, é a primeira vez que a Fundação organiza a 5K Run & Walk aqui no sul da Flórida e a participação de cada um vai ajudar no tratamento de crianças e adultos com leucemia, além de facilitar a inclusão de novos doadores ao Be The Match. A programação terá atividades para todas as idades, a partir de 8am, do dia 14 de março: trabalhos manuais e pintura de rostos para crianças, demonstração de capoeira, aquecimento e a corrida/caminhada num percurso de cinco quilômetros. Mais informações estão disponíveis pelo telefone (646) 385-0671 ou no site do evento www.thematchmaker5k-miami.org. Participe e ajude a salvar vidas.

Um pouco de história
Como o maior centro de recrutamento de doadores de medula óssea nos Estados Unidos, a Fundação Icla da Silva mantém uma média de 35 mil doadores adicionados ao Be The Match a cada ano. A organização foi criada em 1992, em memória da adolescente brasileira Icla da Silva, que perdeu a luta contra a leucemia, depois de três anos de tratamento em Nova York. A família a trouxe para os EUA em busca de um transplante de medula óssea, mas ela jamais encontrou um doador compatível. Graças ao trabalho da Fundação, muitos outros pacientes têm recebido uma segunda chance na vida. Se você está interessado em fazer parte desta bela história, acesse o site da Fundação (www.icla.org) e conheça melhor a causa.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo