Histórico

Texanos “caçam” imigrantes indocumentados na fronteira

Moradores alegam que precisam manter a segurança das suas propriedades

DA REDAÇÃO COM NEWSWEEK

Residente da área fronteiriça prepara-se para a caça aos imigrantes
Residente da área fronteiriça prepara-se para a caça aos imigrantes

Fazendeiros do Texas, principalmente dos condados próximos à fronteira com o México, estão fazendo segurança particular para ‘caçar’os imigrantes indocumentados que atravessam a fronteira e tentam entrar no país por suas terras. Eles usam ainda uma equipe de seguranças voluntários e cães para localizar os imigrantes e entregá-los à polícia. O grupo tem atuado usando equipamento militar com visão noturna e sensores que captam o calor de corpos em movimento.

As tentativas de afastar os imigrantes indocumentados não param por aí. O fazendeiro Michael Vicker colocou uma cerca elétrica em volta de sua propriedade de 1000 acres. “São 220 volts. Não vai matar ninguém, mas eles vão molhar as calças”, disse o fazendeiro, que mantém cães treinados para localizar imigrantes, segundo ele. Em 2012, seus cães foram premiados pela polícia por terem localizado 119 imigrantes escondidos na propriedade.

As ações de proprietários como Vickers têm gerado discussões em ONG de apoio aos direitos humanos, que encontram pouco ou quase nenhuma receptividade no estado. Eduardo Canales, responsável pela South Texas Human Rights Center, afirma que é muito difícil entrar nas fazendas ou ranchos para oferecer apoio aos imigrantes que tentam atravessar a fronteira.

Enquanto o grupo de seguranças Texas Border Volunteers tem cerca de 300 pessoas, a ONG de Canales tem apenas 10.

A família de Vicker e da vizinha B.J., uma americana de 53 anos, mantêm forte (e legal) arsenal de armas em casa e fazem das ‘patrulhas’ em suas próprias terras quase uma diversão. “Você não pode negar que isso é divertido”, disse B.J.. Ela espalhou armadilhas por conta própria em suas terras. chegada da polícia.

Agricultores da região estimam que os imigrantes dão prejuízo de até $80 mil por ano no conserto de cercas. Apesar do prejuízo, o fazendeiro Kass Hernández é um dos que apoiam as ações da ONG South Texas Human Rights Center. Ele aprovou a implantação de duas estação de água em sua propriedade. “Morrer de sede é horrível”, disse ele, que também colocou escadas em alguns pontos da sua cerca para evitar que os imigrantes destruam o arame farpado.

O presidente Barack Obama recorreu ao Congresso no início de julho pedindo $3,7 bilhões para um fundo emergencial com a finalidade de lidar com a crise na fronteira mexicana. Porém, o pedido ainda não foi aprovado.

De acordo com a polícia de fronteira, de outubro de 2013 a maio de 2014, 323,675 mil imigrantes indocumentados foram apreendidos tentando entrar ilegalmente nos EUA. Destes, quase 60 mil eram crianças oriundas de países na América Central.

Os texanos avisam que, enquanto Washington não age, eles se consideram na linha de frente para defender o país contra os imigrantes indocumentados. O governador do Texas, o republicano Rick Perry, já solicitou que a Guarda Nacional fosse enviada à fronteira.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo