Histórico

Tiririca é condenado a indenizar Roberto Carlos por uso de música

Deputado federal Tiririca

Deputado federal Tiririca

O deputado federal Tiririca (do PR de São Paulo) foi condenado pela Justiça na quinta-feira (19) a pagar indenização por parodiar a música “O portão”, de Roberto e Erasmo Carlos, na campanha eleitoral do ano passado. A sentença determina que o deputado e seu partido, réus na ação, terão de pagar “indenização por danos materiais” à EMI Songs, dona dos direitos da composição.

O valor da indenização ainda vai ser definido. O advogado de Tiririca e do PR, Ricardo Vita Porto, afirmou ao portal G1 que vai recorrer da decisão.

Na campanha que motivou o processo, aberto ainda em 2014 pela EMI, Tiririca se vestia como Roberto Carlos, com peruca e terno branco, e substituía os versos originais de “O portão” (“Eu voltei, agora pra ficar… Porque aqui, aqui é o meu lugar”) por “Eu votei, de novo vou votar… Tiririca, Brasília é seu lugar”. A melodia era a mesma da canção assinada por Roberto e Erasmo.

Além disso, na propaganda Tiririca aparecia sentado em uma mesa de refeição onde havia um bife, em referência ao comercial da empresa Friboi estrelado por Roberto Carlos. “Que bifões, bicho”, completava o comediante e político.

Na decisão em primeira instância publicada no dia 13 de março, o juiz escreveu que “o material publicitário, como seria de se esperar, busca a promoção do candidato, a exclusiva satisfação de seus interesses eleitorais”. E acrescentou: “Não tem como finalidade o humor, o lazer, a diversão dos telespectadores. Aliás, programa eleitoral, gratuito e obrigatório, não é – ou ao menos não deveria ser – programa humorístico”.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo