Histórico

Violinista Andrei Matorin encanta New York

Brasileiro mostra seu talento com o violino e planeja criar primeiro dueto de jazz brasileiro nos Estados Unidos

Violinista Andrei Matorin encanta New York

O AcheiUSA conversou com o jovem músico brasileiro que está conquistando New York com seu violino. Andrei veio com a família muito cedo do Brasil para os EUA, mudou com a mãe e o padrasto para a Europa e retornou para os Estados Unidos. O músico descobriu muito jovem seu talento para a música e estudou em uma das mais conceituadas escolas de música do mundo, a Berklee College of Music, em Boston (MA). O português já não é sua primeira língua e ele se sente mais à vontade falando inglês. Há pouco tempo, se juntou ao também músico brasileiro, violonista Rafael Russi e estão levando o melhor da música clássica e popular brasileira a bares novaiorquinos. Confira abaixo a entrevista com Andrei.

AcheiUSA – Conte para nós um pouco da sua história.
Andrei Matorin –
Eu nasci na cidade de Piraí, interior do Rio de Janeiro, onde minha família tem uma fazenda. Quando eu tinha cinco anos mudei com minha mãe para os Estados Unidos. Daqui seguimos para a Itália e em seguida para a Suíça com meu padrasto italiano. Moramos na Europa por alguns anos até retornarmos para cá.

ACHEI – Você estudou em Boston, numa das principais escolas de música dos EUA. Como foi essa experiência?
AM –
Foi uma experiência incrível. Não somente pela escola estar na vanguarda de novos movimentos musicais, mas por toda diversidade musical que encontrei por lá. Eu andava pelos corredores e ouvia jazz, música clássica, reggae, hip-hop, r & b, bluegrass… Fiz amigos de todas as partes do mundo e tive o privilégio de estudar com alguns dos melhores músicos e educadores vivos hoje. Estudar na Berklee também foi muito bom, porque por lá encontrei uma grande e expressiva comunidade de músicos de New York.

ACHEI – E o projeto do dueto com o Rafael Russi? De onde surgiu a ideia?
AM –
O dueto com Rafael Russi tem o nome de “Seu Lá”. Nós fomos colegas na escola de música de Boston e tínhamos amigos brasileiros em comum, mas nunca tivemos a oportunidade de tocar juntos. No final de 2013 decidimos tocar juntos. Eu estava mais envolvido com a música brasileira e ao mesmo tempo, estava treinando muito minha técnica de violino e som. Eu queria apresentar o resultado do meu trabalho em um ambiente acústico. O dueto com o violão era a solução perfeita. Desde o primeiro momento em que tocamos juntos percebemos que tínhamos muita coisa em comum. Quando se tem um dueto, essa química é muito importante.

ACHEI – Onde vocês se apresentam?
AM –
Temos nos apresentado juntos há alguns meses em casas de jazz de New York. Temos também apresentações em Boston e estamos planejando um tour pela Costa Leste dos Estados Unidos assim que concluirmos nosso primeiro álbum nos próximos meses.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo