Artes Plásticas Dicas do Tozzi

Art Basel reina absoluta em Miami em dezembro

Magic City se torna o centro das atenções do mundo das artes a partir do dia 7 de dezembro

Como ocorre há duas décadas, o Art Basel Miami torna-se referência em termos de arte moderna e contemporânea no planeta no início do mês de dezembro. Este ano quase 300 galerias estarão apresentando as obras de arte de 4 mil artistas de todo mundo. O local oficial da exposição é Miami Beach Convention Center, entretanto, várias mostras paralelas espalham-se pela região durante a semana de arte que domina o Sul da Flórida.

No evento, galerias da América do Norte, Europa, Ásia, África e sobretudo América Latina levam obras dos mestres da arte moderna e contemporânea, assim como a nova geração de estrelas emergentes. Pinturas, esculturas, instalações, fotografias, filmes e trabalhos editados da mais alta qualidade serão expostos no principal salão de exibição. Obra de arte de grandes proporções, filmes e performances se tornarão parte do cenário externo da área perto de Collins Park e SoundScape Park.

O Brasil também estará presente de maneira incisiva. Galerias conceituadas como A Gentil Carioca, Bergamin & Gomide, Luciana Brito Galeria, Casa Triângulo, DAN Galeria, São Paulo, Fortes D’Aloia & Gabriel, Galeria Leme, Mendes Wood DM, Galeria Millan, Galeria Nara Roesler, Galeria Luisa Strina e Vermelho – todas do eixo Rio São Paulo – trarão as obras dos artistas que representam.

Na categoria Nova, estarão galerias que apostam em um, dois ou três artistas com trabalhos elaborados nos últimos três anos e fortes sobreposições, além de peças nunca exibidas anteriormente e que ainda estavam nos estúdios dos artistas. Duas galerias cariocas – Silvia Cintra + Box 4 e Anita Schwartz Galeria de Arte – inserem-se neste contexto.

A Galeria Marilia Razuk, de São Paulo, integra o grupo Positions – setor no qual curadores, críticos e colecionadores descobrem novos e ambiciosos talentos espalhados por todo globo ao fornecer uma plataforma para um único artista apresentar um projeto maior.

O setor Survey apresenta projetos acurados de arte históricas. Eles podem incluir apresentações solo por um artista individual, sobreposições e exibições temáticas de artistas que representam um arco que abrange culturas, gerações e abordagens artísticas. As galerias brasileiras que integram esta categoria são as paulistas Galeria Raquel Arnaud, Ricardo Camargo, Galeria Jaqueline Martin e a Simões de Assis Galeria de Arte, de Curitiba.

Por falar em galerias de arte brasileiras, vale a pena destacar duas delas que estão radicadas em Miami e abrem suas portas para exibição de artistas brasileiros e outros latino-americanos. Art & Design Gallery, de Marilia Cavalcanti, que tem exposição individual “Crossing Borders” da brasileira Rosangela Loschi, radicada em Miami, e Duo Art Gallery, de Didi Marchi, que abre em 28 de novembro a mostra “Brazil Generations; 50 Years of Art”, com curadoria de Antonio Carlos Cavalcanti e obras de Caciporé Torres, Carlos Ziebel, Claudio Tozzi, Gilberto Salvador, Ivald Granato, Neno Ramos e Rubens Gerchman. Esta exposição encerra-se em 28 de janeiro.

Portanto, se você pensa em viajar para Miami no início de dezembro e aprecia arte moderna e contemporânea (ou se vive na região), o ideal é adquirir ingressos com antecedência através do website https://www.artbasel.com/news/art-basel-in-miami-beach-tickets-available-now. Miami Art Basel abre na quinta-feira, 7 de dezembro, e termina no domingo, 10 de dezembro.

Serviço

Local
Miami Beach Convention Center
1901 Convention Center Drive
Miami Beach, FL 33139

Dias e horários
Quinta-feira, 7 de dezembro, das 3 da tarde às 8 da noite
Sexta-feira, 8 de dezembro, do meio-dias às 8 da noite
Sábado, 9 de dezembro, do meio-dias às 8 da noite
Domingo, 10 de dezembro, do meio-dias às 6 da noite

Preço
Por dia: $50, se comprado online; $60, se comprado no local
Ingresso permanente (válido para todos dias): $120, se comprado online; $130, se comprado no local
Combinação de ingresso para Art Basel in Miami Beach e Design Miami (válido para qualquer dia): $65 se comprado online; $75, se comprado no local
Ingressos com desconto: $36, para qualquer dia, válido para estudantes e universitários, além de pessoas acima de 62 anos

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo