Mundo

Atentados terroristas deixam mais de 300 mortos na Somália

Ataques ocorreram no sábado (14); governo responsabiliza grupo terrorista ligado à Al-Qaeda pelos atos

Ataques terroristas na Somália deixaram pelo menos 300 mortos
Ataques terroristas na Somália deixaram pelo menos 300 mortos

Equipes de emergência e mais de 500 soldados do Exército da Somália trabalham incessantemente para tentar encontrar sobreviventes entre os escombros dos edifícios destruídos nos atentados de sábado (14) em Mogadíscio, na Somália. De acordo com o balanço mais recente, 315 pessoas morreram. As informações são da agência de notícias espanhola EFE e da Agência Brasil.

As famílias se amontoam nas áreas próximas às explosões e nos hospitais com a esperança de encontrar parentes entre os mais de 400 feridos ou pelo menos conseguir identificar algum dos corpos, uma tarefa árdua, já que muitos morreram queimados.

Foram dois ataques em sequência na capital da Somália. No mais mortal, um caminhão carregado de explosivos foi colocado em uma esquina movimentada do coração de Mogadíscio próximo a um caminhão de combustível, o que aumentou o poder de destruição.

Uma bola de fogo varreu quarteirões inteiros. A explosão atingiu hotéis, embaixadas, prédios do governo. Destruiu centenas de veículos. A segunda explosão foi em um mercado. O ataque deixou centenas de feridos, muitos deles com queimaduras gravíssimas.

Nenhum grupo terrorista reivindicou o ataque, mas o governo da Somália acusa o Al-Shabaab pelo atentado. O grupo terrorista ligado à Al-Qaeda briga para dominar o país, que vive em uma guerra civil desde a década de 1990.

Feridos em estado gravíssimo

Os hospitais ficaram lotados, sem remédios ou estrutura para atender a todos. Cerca de 70 feridos graves foram transportados de avião para Turquia. A ONU chamou o atentado de revoltante e disse que está ajudando o governo somali.

“Quase todas os feridos estão em estado grave. O horror é indescritível”, afirmou uma enfermeira do Hospital Medina à emissora Shabelle. Até agora, 25 corpos foram removidos e acredita-se que o número de vítimas continue crescendo.

O ministro de Informação, Abdirahman Osman Yariisow, informou que a campanha de doação de sangue para os hospitais está sendo bem-sucedida.

Entre os doadores estava Muktar Robow, ex-porta-voz da organização terrorista Al Shabaab, organização que o governo, meios de comunicação e especialistas acusam de estar por trás do ataque, apesar de ninguém ter reivindicado a autoria até o momento.

Robow, também conhecido como Abu Mansur, condenou o atentado e pediu para que os somalis resistam na luta contra os jihadistas.

“Se resistirem, não levará mais do que alguns meses para eliminá-los e as baixas não serão tão grandes”, disse ele, em referência ao estrago causado pelas explosões de dois caminhões-bomba na frente de um hotel e de um famoso mercado de Mogadíscio.

De acordo com analistas locais, os problemas internos do governo e o seu distanciamento da cúpula do Exército permitiram ao grupo terrorista recuperar a capacidade de agir em grande escala.

Após a renúncia do ministro de Defesa e do chefe das Forças Armadas na quinta-feira passada, a emissora Radio Garowe disse que o diretor dos serviços de inteligência somali, Abdullahi Mohamed Ali, também conhecido como Sanbalolshe, será destituído nos próximos dias por perder a confiança do Executivo. A organização terrorista, que se filiou à rede internacional da Al Qaeda em 2012, controla parte do território da Somália e quer instaurar um Estado islâmico no país.

Foto: Mohamed ABDIWAHAB/AFP

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo