Negócios

Avianca apresenta plano de recuperação judicial para não perder aviões

Companhia aérea quer vender horários nos aeroportos; acordo com a Justiça vai até abril

Avianca enfrenta grave crise financeira
Avianca enfrenta grave crise financeira

 A Avianca Brasil apresentou à Justiça um plano de recuperação para não perder aeronaves. No dia em que venceu o prazo dado pela Justiça – 1º de fevereiro – a companhia aérea apresentou seu plano e conseguiu manter a posse das aeronaves até a primeira quinzena de abril. O plano da empresa, que precisa ser aprovado em assembleia de credores, prevê a venda de seus horários de pousos e decolagens nos aeroportos (slots, no jargão do setor), segundo apurou o jornal O Estado de S. Paulo.

Em audiência no último dia 14, a Justiça havia um prazo para a Avianca entregar a proposta de pagamento e se comprometer a realizar os próximos pagamentos nas datas de vencimento. Caso contrário, o juiz Tiago Henriques Papaterra Limongi, da 1.ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo, poderia determinar a reintegração imediata da posse dos aviões. Diante do novo plano apresentado, no entanto, o magistrado decidiu prorrogar o prazo até a assembleia de credores, que deverá ocorrer no início de abril.

A Avianca negocia uma injeção de R$ 250 milhões na empresa, que, segundo fontes ouvidas pelo Estado, que seria feita pelo fundo americano Elliot.

Mesmo com o aporte, a ideia dos executivos da companhia aérea é vender a parte operacional, o que não incluiria as dívidas. Por isso, a companhia briga na Justiça para não perder suas atuais aeronaves. A Avianca aluga todos os aviões que utiliza e poderia repassá-los ao comprador da empresa, tornando o negócio mais atrativo. (Com informações da revista Exame).

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo