Notícias

Brasileira com visto de estudante é presa quando voltava de viagem ao México

Segundo informações da família, estudante está presa desde o fim de novembro e está com deportação marcada para o dia 16

Northwest Detention Center onde a brasileira está presa
Northwest Detention Center onde a brasileira está presa

DA REDAÇÃO, COM ESTADÃO – A família da brasileira Roberta Guimarães Antunes, de 35 anos, está em busca de respostas para a prisão da jovem pela Imigração quando ela voltava de uma viagem ao México com o namorado americano. De acordo com informações do Estadão, a prisão ocorreu no dia 27 de novembro e Roberta está com deportação marcada para os próximos dias.

Há dois anos, a jovem mora e estuda na Califórnia e estava com visto de turista válido. Porém, uma viagem de fim de semana para o país vizinho se tornou um pesadelo para ela e a família.

“Ela estava com o namorado. Ele é americano e já morou e trabalhou no México. Ainda tem amigos lá. Era feriado de Thanksgiving e, como de costume, decidiram ir para Ensenada, uma cidade que fica no noroeste do México”, relatou Caroline, irmã de Roberta que mora com ela em San Diego, há um ano.

Caroline ressalta que também já foi ao México e é um procedimento comum levarem estudantes para uma sala para conferir os documentos. “Isso normalmente acontece. Mas o namorado da Roberta, que ficou apreensivo, está me ajudando com advogados. Ele disse que ela aguardou mais de quatro horas na sala. Um desrespeito já que todos os documentos estavam em ordem. Dias depois, ela foi transferida para o Arizona e agora está em Washington State”, ressaltou a irmã.

Roberta está presa no Northwest Detention Center, uma prisão de imigração localizada na região de Tacoma, em Washington. A jovem tinha visto de estudante válido por quatro anos, porém, o documento foi cancelado pelo Consulado dos Estados Unidos em São Paulo, no dia 28 de novembro, um dia após a detenção.

A família ainda tem esperança de reverter a decisão de deportação marcada a próxima terça-feira, 16. A brasileira foi obrigada a assinar documento garantindo que durante cinco anos não pedirá visto para voltar aos Estados Unidos. “Ela foi forçada a assinar. E ainda tiraram o direito dela de ir a corte e falar com um juiz”, destacou a irmã.

“Nós moramos juntas. A Roberta estuda na San Diego University for Integrative Studies. Está tudo em ordem. Ela está passando por momentos horríveis. E nenhum oficial fala o motivo da prisão. Eu converso com ela regularmente, mas não queríamos que isso estivesse acontecendo”, desabafou Caroline.

A advogada Shannon Englert, que acompanha o processo, também afirma que os direitos da brasileira foram gravemente violados. De longe, os pais de Roberta, que moram no Brasil, estão angustiados.

“A advogada afirma que nada há nos autos que justifique a prisão, nem, tampouco, a deportação. Minha esposa está a beira de um colapso emocional. Como ela estava com a documentação em ordem não conseguimos entender o motivo da detenção. O cancelamento do visto também é um mistério”, declarou Washington Antunes, pai de Roberta.

Ele acrescenta que foi ao Itamaraty em São Paulo, localizado na Rua Estados Unidos, nos Jardins, mas não conseguiu obter informações.

Procurado, o Itamaraty disse que está acompanhando o caso e mantém contato com a família, mas não pode se pronunciar por sigilo da investigação.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo