Antonio Tozzi Esportes

Brasileiro é considerado quinto melhor estrangeiro do beisebol

O jovem atleta brasileiro Eric Pardinho de 16 anos aparece em quinto lugar em uma lista com os 30 melhores prospectos internacionais do beisebol publicada pela MLB.com recentemente. Eric chama atenção dos scouts dos clubes da MLB desde o ano passado, quando aos 15 anos foi convocado para defender a seleção principal do Brasil no torneio eliminatório para o Worlds Baseball Classic – o mundial da categoria, vencido pelos Estados Unidos em março de 2017. Na ocasião Pardinho jogou uma entrada contra a seleção do Paquistão, e eliminou dois adversários por “strikeout”, atingindo incríveis 94 milhas por hora em um de seus arremessos, cerca de 150 km/h.

Assim que entrou no jogo, que terminou com vitória brasileira por 10×0, surgiram na arquibancada muitos radares de velocidade, cerca de 20 pistolas de medição apontadas para o garoto. Eram os olheiros que já mostravam interesse e gostariam de saber mais sobre o precoce fenômeno brasileiro.

Segundo Jesse Sanchez, colunista da MLB.com, Pardinho é o único arremessador entre os 10 melhores prospectos, pois atinge em seus lançamentos velocidades iguais aos dos profissionais, enquanto atletas da mesma idade alcançam entre 80 e 90 milhas.

Pardinho faz parte do principal programa de beisebol amador do país, no CT Yakult, localizado na cidade de Ibiúna (SP), a Academia MLB Brasil. A iniciativa, pioneira no país, é uma parceria entre a liga americana e a Confederação Brasileira de Beisebol e Sóftbol (CBBS) para o desenvolvimento e ampliação do esporte, que retorna ao quadro olímpico em Tóquio 2020.

“Eric é um garoto muito especial, mesmo com pouca idade ele tem desempenho semelhante ao de profissionais e ótimo equilíbrio físico e mental. Com certeza tem grandes chances de chegar às grandes ligas assim como outros garotos que vem se destacando na academia em Ibiúna” afirma Thiago Caldeira, técnico de arremessos da Seleção Brasileira e scout da MLB no Brasil.

Academia MLB Brasil 2017

O projeto oferece a 32 atletas, com idades entre 13 e 17 anos, bolsas de estudos, treinos, alimentação e alojamento no centro de treinamento da seleção brasileira numa parceria entre CBBS e MLB.  A Academia conta com três técnicos estrangeiros da MLB: o panamenho Enrique Burgos (ex-jogador de ligas menores e da MLB), o venezuelano Emilio Acosta que até o ano passado era treinador da filial do New York Yankees na República Dominicana e o dominicano Eduardo de Leon, instrutor do programa de desenvolvimento de técnicos da MLB. Atualmente 11 atletas brasileiros possuem contratos ativos com franquias da MLB, com destaque para Paulo Orlando (Kansas City Royals), Yan Gomes (Cleveland Indians) e André Rienzo (San Diego Padres).

Miami Marlins pode trocar de dono

O Miami Marlins não vem fazendo boas campanhas na MLB (Major League Baseball), principal liga de beisebol dos Estados Unidos, por isto seus fãs pouco têm a comemorar. Claro que as lesões impediram que Giancarlo Stanton, o craque do time e um dos mais bem pagos da MLB, pudesse mostrar sua categoria e ajudar a equipe do Sul da Flórida a pelo menos chegar aos playoffs. No entanto, Miami Marlins está em alta. O atual proprietário Jeffrey Loria admitiu estar vendendo a franquia e dois grupos estão demonstrando interesse real em comprá-la. Um deles é liderado por Jeb Bush, ex-governador da Flórida, e Derek Jeter, ex-craque do New York Yankees. O grupo fez uma oferta avaliada em $1.3 bilhão, mas o grupo liderado pelo empresário de Massachusetts Tagg Romney está na briga e pode ter oferecido um pouco mais. Fontes garantem haver ainda um terceiro grupo, não revelado. Um acordo deve ser fechado neste mês de maio, porém, a conclusão final ficará para o mês de agosto. Uma coisa é certa: o grande ganhador mesmo será Loria, que pagou $158 milhões para comprar o time em 2002 e agora vai faturar muito mais. A valorização do Miami Marlins se deve ao fato de ter construído um novo estádio às custas dos contribuintes de Miami Dade que estão pagando $515 milhões por isto. Ou seja, ele socializou o prejuízo e está capitalizando o lucro. Comenta-se, no entanto, que 5% da franquia pode ser de propriedade dos contribuintes de Miami Dade. Resta esperar o fim das negociaçõespara saber como ficará este imbroglio.

Fla somente empata com Atlético-GO pela Copa do Brasil

Ainda sob efeito da recente conquista do Campeonato Carioca, o Flamengo voltou ao Maracanã na quarta-feira (10) para mostrar que está mesmo em boa fase. Desta vez, o compromisso foi contra o Atlético-GO pela Copa do Brasil. Por estar disputando a Copa Libertadores da América, o Rubro-Negro entrou direto na fase das oitavas de final da competição. Apesar do apoio do bom público presente, o Mais Querido ficou apenas em um empate em 0 a 0. Atuando com um time misto, o Flamengo enfrentou um adversário que também está em fase de entrosamento após ter incorporado novos jogadores ao time que retornou este ano à Série A do Brasileirão. Pela Copa do Brasil, os times voltam a se enfrentar no dia 24 de maio, no Serra Dourada. Quem vencer avança, e qualquer empate com gols dará a classificação ao Flamengo. Um 0 a 0 leva a decisão para os pênaltis. Já neste fim de semana, ambos iniciam campanhas pelo Campeonato Brasileiro. O Rubro-Negro carioca pega o Atlético-MG no sábado, no Maracanã, enquanto a equipe goiana vai visitar o Coritiba, no Couto Pereira, na segunda-feira.

Corinthians confirma boa fase e vence La U no Chile

O Corinthians entrou em campo com uma ampla vantagem sobre a Universidad de Chile na noite de quarta-feira (10) e não fez feio. Três dias depois de conquistar o título paulista, fora de casa, o time alvinegro não se acomodou com a confortável situação e venceu chilenos por 2 a 1 para avançar à segunda fase da Copa Sul-Americana. Os gols do novo triunfo foram marcados por Rodriguinho e Jadson. O Corinthians conhecerá seu adversário na competição continental após um sorteio realizado pela Conmebol. O mata-mata começará a ser disputado no dia 28 de junho. O segundo jogo está marcado para o mês seguinte, mais precisamente em 26 de julho. O time volta a campo no próximo sábado, em Itaquera, pelo Brasileirão, quando enfrenta a Chapecoense, na abertura da competição.

Cruzeiro perde o primeiro semestre ao ser eliminado

Do céu ao inferno. Assim pode ser descrita a trajetória do Cruzeiro nos últimos quatro dias. O time, que vinha bem em todas as competições que disputava, com apenas uma derrota em 26 jogos, perdeu duas partidas que significaram a perda do título mineiro e a eliminação na Copa Sul-Americana. Domingo (7), levou 2 a 1 do rival Atlético-MG e ficou com o vice estadual, e, na quarta-feira (10), foi derrotado pelo Nacional-PAR por 2 a 1, no tempo normal, e por 3 a 2 nos pênaltis, e está fora da competição continental. Com isso, o primeiro semestre de 2016 está praticamente perdido. Dia 1º de junho decide a sorte na Copa do Brasil, diante da Chapecoense, em Chapecó. A vitória por 1 a 0, no Mineirão, na partida de ida, deixa a situação aberta para a decisão. O Cruzeiro volta a campo domingo (14), em sua estreia no Campeonato Brasileiro, diante do São Paulo, no Mineirão. Só uma vitória sobre o Tricolor paulista pode amenizar a decepção da torcida cruzeirense.

Flu perde, mas segue na Copa Sul-Americana

O Fluminense deu um susto em sua torcida, mas conseguiu avançar na Copa Sul-Americana. Com uma atuação abaixo da crítica, especialmente no primeiro tempo, o time carioca foi derrotado por 1 a 0 pelo Liverpool-URU, na quarta-feira (10), em Montevidéu, no Uruguai. O resultado, porém, foi suficiente para assegurar uma vaga na próxima fase, já que os comandados de Abel Braga haviam vencido o jogo de ida por 2 a 0. Agora o Flu volta suas atenções para o Campeonato Brasileiro. No domingo (14), o time de Abel Braga recebe a visita do Santos, no Maracanã. A má atuação da equipe, no entanto, irritou o técnico Abel Braga que viu seu time perder a terceira partida em seguida, após ter perdido dois jogos para o Fla na decisão do Cariocão e antes havia empatado em 0 a 0 com o modesto Brasil de Pelotas. Com início do Brasileirão, aumenta o nível de exigência, por isto, o treinador está preocupado.

Ponte Preta volta classificada da Argentina na Sula

A excelente atuação de Aranha na classificação da Ponte Preta na Copa Sul-Americana na quarta-feira (10) rendeu elogios da imprensa argentina. O diário esportivo “Olé”, um dos principais da Argentina, usou o apelido do goleiro e o tratou como “super-herói”. A manchete do periódico sobre o 1 a 1 contra o Gimnasia La Plata foi “Culpa del hombre Aranha”. O goleiro do time de Campinas foi responsável por pelo menos três importantes defesas na partida de volta pela fase inicial da Sul-Americana diante do Gimnasia La Plata. A Ponte Preta tem uma semana difícil. Após perder o título paulista para o Corinthians, viajou para Argentina e domingo (10) recebe o Sport, em Campinas, na abertura do Brasileirão.

Santos é o primeiro classificado para quartas de final da Copa do Brasil

Depois dos 2 a 0 na Vila Belmiro, o Santos venceu novamente o Paysandu, desta vez por 3 a 1 no estádio Mangueirão, em Belém, na quarta-feira (10), e confirmou a classificação para as quartas de final da Copa do Brasil. O próximo adversário será definido em sorteio. Bruno Henrique abriu o placar para o Peixe, aos 26 minutos do primeiro tempo. O Papão esboçou uma reação logo aos quatro minutos da segunda etapa, com Diogo Oliveira. O Alvinegro afastou a zebra novamente com Bruno Henrique, aos 15 minutos. E ainda deu tempo para o terceiro, com Kayke, aos 33. O Santos volta a campo na estreia do Campeonato Brasileiro contra o Fluminense no domingo, às 11h, no Maracanã. O Paysandu faz a primeira partida pela Série B diante do Oeste, no sábado, no Pará.

Furacão e Santinha ficam no empate no Recife pela CB

Nada de gols no primeiro duelo entre Atlético-PR e Santa Cruz, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, disputado na quarta-feira (10), no Arruda. O time paranaense carimbou a trave e chegou até a ter um pênalti a seu favor, mas desperdiçou a cobrança (defendida por Júlio César) e assim volta para Curitiba com um empate por 0 a 0 na bagagem. O jogo de volta está marcado para o dia 31 de maio, quando o Atlético-PR recebe o Santa Cruz na Arena da Baixada. Um empate com gols dá a vaga ao time pernambucano, enquanto nova igualdade por 0 a 0 leva a decisão para os pênaltis.Quem vencer, avança. No domingo, o Furacão estreia no Brasileirão contra o Bahia na fonte Nova. O técnico Paulo Autuori espera que seu time marque pelo menos um gol, pois o ataque do Rubro-negro paranaense não balança as redes adversárias há quatro jogos. Já o Santa Cruz viaja para Santa Catarina quando enfrenta o Criciúma no sábado (13).

Chapecoense é goleada e Atlético Nacional ganha a Recopa

O Atlético Nacional recebeu a Chapecoense na noite de quarta-feira (10), no Atanasio Girardot, em Medellín. O palco que há quase seis meses encantou o mundo pela solidariedade recebeu outro espetáculo: de futebol. O campeão da Libertadores não deixou dúvidas ao aplicar 4 a 1 e ficou com o troféu da Libertadores. Ibargüen e Dayro Moreno, duas vezes cada, fizeram a festa do torcedor que voltou a lotar o estádio – como nas homenagens às vítimas de 29 de novembro -, enquanto Túlio de Melo descontou. Agora, a Chape volta suas atenções para a estreia no Campeonato Brasileiro. E terá compromisso difícil no sábado, quando viaja a São Paulo para enfrentar o Corinthians, campeão paulista.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo