Antonio Tozzi Esportes

Brasileiros são favoritos na Copa Libertadores da América

Os jogos só ocorrerão no segundo semestre de julho, porém os clubes brasileiros já conhecem seus adversários nas oitavas de final da Copa Libertadores da América.

De modo geral, quatro deles são favoritos, enquanto dois terão jogos mais duros. O Palmeiras, líder geral na Fase de Grupos da competição, enfrentará Godoy Cruz, um adversário inédito. O Godoy Cruz é um clube modesto da região de Mendoza, o principal centro da viticultura da Argentina. Entretanto, dificilmente o simpático clube argentino prosseguirá no torneio, porque o poderio da equipe palmeirense é flagrante neste confronto. Meu palpite é PALMEIRAS nas quartas. Os jogos estão programados para as terças-feiras, dias 23 e 30 de julho, com a primeira partida em Mendoza e a segunda em São Paulo.

Nos mesmos dias, o Cruzeiro terá compromissos mais difíceis. Por ter sido dono da segunda melhor campanha na Fase de Grupos, a Raposa foi punida com a escolha do River Plate como seu adversário nesta fase de mata mata. O primeiro jogo será disputado em Buenos Aires e a partida de volta está marcada para Belo Horizonte. Apesar de estar enfrentando o atual campeão da Libertadores, aposto na passagem do CRUZEIRO para as quartas de final. Nas mesmas datas se enfrentam Olimpia do Paraguai e LDU do Equador, com jogo de ida em Assunção e de volta em Quito. Não tenho previsão para o vencedor deste duelo.

Nas quartas-feiras, 24 e 31 de julho, outras três equipes brasileiras estarão em campo. O Internacional, dono da terceira melhor campanha e único invicto na competição, medirá forças contra o Nacional do Uruguai. Apesar de ser um clube tradicional, o Nacional não deverá oferecer resistência ao Colorado e pode perder até mesmo os dois jogos – o primeiro em Montevidéu e o segundo em Porto Alegre. Como disse, favoritismo real para INTERNACIONAL.

O Flamengo terá pela frente o Emelec do Equador. O Rubro-Negro possui uma das equipes mais fortes do torneio e deve ainda se reforçar com as possíveis vindas dos laterais Rafinha (ex-Bayern de Munique) e Filipe Luís (que deve sair do Atlético de Madrid). Em uma série de duas partidas, o melhor normalmente prevalece, por isto FLAMENGO deve se classificar após os jogos em Quito e no Rio de Janeiro.

Athletico Paranaense foi sem dúvida o “azarado” entre os brasileiros, pois enfrentará o Boca Juniors também nos dias 24 e 31 de julho, com o primeiro jogo marcado para Curitiba e o segundo programado para Buenos Aires. Por coincidência, ambos estavam no mesmo grupo na Fase de Grupos. O Furacão venceu na Arena da Baixada com um sonoro 3 a 0 e perdeu em La Bombonera por 2 a 1 em um jogo marcado por polêmicas. Neste caso, acredito que a tradição deve prevalecer e o BOCA JUNIORS possivelmente passará para as quartas de final. Cerro Porteño e San Lorenzo também jogarão nestas datas com primeiro jogo em Assunção e o segundo em Buenos Aires. CERRO é o favorito.

Completam a rodada, Libertad e Grêmio nos dias 15 de julho e 1º de agosto. A primeira partida será disputada em Porto Alegre e a volta em Assunção. Mesmo com uma campanha irregular na Fase de Grupos, acredito no Tricolor gaúcho para seguir adiante em função da boa qualidade do elenco e da liderança do técnico Renato Portaluppi. Por isto, aposto no GRÊMIO como o vencedor desta série.

Caso todos brasileiros vençam suas séries, uma equipe do Brasil já estará classificada para a final, pois as quartas de final da competição colocarão frente a frente Flamengo e Internacional em uma série e Palmeiras e Grêmio em outra.

Copa Sul-Americana tem quatro brasileiros na briga pelo título

Os alvinegros Atlético Mineiro, Botafogo e Corinthians e o tricolor carioca Fluminense são os representantes brasileiros na Copa Sul-Americana. Entretanto, este torneio, por reunir mais participantes, está entrando em sua segunda fase, que será disputada ainda neste mês de maio.

Na terça-feira, 21 de maio, Atlético Mineiro viajará ao Chile para enfrentar o Unión La Calera, enquanto no dia 28 de maio, o Galo receberá o adversário em Belo Horizonte. Favoritismo total para ATLÉTICO MINEIRO.

No dia seguinte, 22 de maio, Botafogo estará no Paraguai para enfrentar o Sol de América e no dia 29 receberá o time paraguaio no Engenhão. Favoritismo para o BOTAFOGO. Grande chance de haver um clássico brasileiro nas oitavas de final da competição.

Na quinta-feira, 23 de maio, Fluminense receberá o Atlético Nacional de Medellín no Maracanã. Uma semana depois viajará à Colômbia para enfrentar a equipe verdolaga. Confronto difícil, sem favorito.

Nas mesmas datas, o Corinthians receberá o Deportivo Lara da Venezuela no Itaquerão. No dia 30 de maio, fará o jogo de volta no Metropolitano de Lara. Dificilmente o Timão não se classificará. Aposto todas as fichas na classificação do CORINTHIANS.

Atlético-MG e Santos ficam no empate sem gols em Minas

O jogo entre o alvinegro mineiro e o alvinegro praiano, disputado na quarta-feira (15) no Estádio Independência em Belo Horizonte, foi bastante movimentado, porém não houve gols para nenhuma das equipes. Durante o primeiro tempo, a equipe visitante dominou as ações, mas a falta de pontaria e as boas intervenções do arqueiro Vitor impediram o Santos de abrir o placar. Na segunda etapa, o time da casa esteve melhor em campo, entretanto, não conseguiu marcar nenhum gol. A segunda partida desta série está prevista para o dia 5 de junho no Estádio da Vila Belmiro em Santos. Na Copa do Brasil, não existe gol qualificado (gol marcado fora de casa tem peso maior do que gol assinalado em seu campo). Portanto, em caso de novo empate, haverá prorrogação e, se não houver vencedor, a decisão vai para a disputa de pênaltis. Pelo Brasileirão, o Galo voltará a jogar no Independência contra o Flamengo no sábado (18), enquanto o Santos jogará o clássico contra o Palmeiras no Pacaembu no mesmo dia. Será o duelo do líder e do vice-líder.

Fluminense empata com Cruzeiro no último minuto

Embora tenha jogado melhor na maior parte do tempo, o Tricolor carioca não conseguiu materializar as oportunidades criadas e ainda foi surpreendido pelo gol de Pedro Rocha que aproveitou muito bem o lançamento de Robinho e concluiu para as redes sem que o goleiro Rodolfo pudesse fazer a defesa. A equipe dirigida por Fernando Diniz não esmoreceu e continuou no ataque até que João Pedro empatasse a partida aproveitando um vacilo da defesa do Cruzeiro no jogo de ida na Copa do Brasil. A partida foi disputada na quarta-feira (15) no Maracanã e os dois times voltarão a se enfrentar no dia 5 de junho no Mineirão. Antes disto, porém, as duas equipes voltam a se enfrentar no sábado (18) no mesmo Estádio do Maracanã, desta vez em confronto válido pela quinta rodada do Brasileirão.

Flamengo obtém bom resultado em São Paulo

Um gol solitário de William Arão na segunda etapa garantiu a vitória do Flamengo sobre o Corinthians na quarta-feira (15) em pleno Itaquerão. O Rubro-Negro atuou melhor durante toda partida e o resultado foi merecido, porque a equipe carioca parecia estar no Maracanã, enquanto o Alvinegro paulista se resumia a tentativas de contra-ataques, sem sucesso. O time da casa até ensaiou uma melhora após a entrada de Pedrinho e Jadson, porém, quando Abel Braga trocou Arrascaeta por Diego, o time carioca voltou a crescer e sua melhor técnica prevaleceu. Agora o Corinthians terá uma tarefa difícil no dia 5 de junho no Maracanã, pois terá de vencer o Flamengo por dois gols de diferença para ir às quartas de final da Copa do Brasil. Em caso de vitória corintiana por um gol de diferença, haverá prorrogação e se persistir o empate decisão será por pênaltis. Pelo Brasileirão, o Flamengo vai a Belo Horizonte enfrentar o Atlético Mineiro no sábado (18). Já o Corinthians terá um jogo duro contra o Athletico Paranaense em Curitiba no domingo (19).

Outros jogos da Copa do Brasil

Na quinta-feira (16) também foi disputada a partida entre Fortaleza e Athletico Paranaense no Castelão e jogo de volta em 5 de junho programado para Curitiba. Como a edição já estava fechada, não foi possível analisar o jogo. Completam os confrontos da Copa do Brasil, estas séries: Internacional x Paysandu; Juventude x Grêmio; Sampaio Correa x Palmeiras, e São Paulo x Bahia. Estas séries serão disputadas nos dias 22 e 29 de maio.

Seleção brasileira olímpica é convocada com Pedrinho, Antony e Rodrygo

De olho nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, o técnico André Jardine fez esta semana sua primeira convocação à frente da seleção brasileira olímpica. E, com uma lista recheada de jogadores que atuam em solo nacional, vai desfalcar diversos times brasileiros. A convocação deve até antecipar a despedida de Rodrygo no Santos. O corintiano Pedrinho e o são-paulino Antony também estão na lista.

Ao todo, ele convocou 22 atletas de até 22 anos para a disputa do Torneio Internacional Maurice Rivello, que era chamado de Torneio de Toulon, na França. Será a primeira competição preparatória da equipe de olho no Torneio Pré-Olímpico, que será disputado em janeiro, na Colômbia – a competição vai classificar duas seleções para a Olimpíada.

O torneio francês será disputado entre 1 e 15 de junho. Porém, os jogadores já vão se apresentar no dia 27 deste mês, o que vai aumentar a lista de desfalques dos times no Brasileirão, na Copa do Brasil e até na Copa Sul-Americana.

No Torneio Maurice Rivello, a seleção brasileira vai estrear no dia 2 de junho, contra a Guatemala. Três dias depois, enfrentará a anfitriã França. No dia 8, será a vez de jogar contra o Catar, no encerramento da primeira fase. Também estarão na competição as seleções de Japão, Chile, Inglaterra, Portugal, China, Bahrein, Irlanda e México.

Confira a lista dos jogadores convocados:

Goleiros: Lucão (Vasco), Lucas Perri (Crystal Palace) e Ivan (Ponte Preta)

Defensores: Gabriel (Lille), Murilo Paim (Cruzeiro), Luiz Felipe (Lazio), Lyanco (Bologna), Emerson (Betis), Guga (Atlético-MG), Iago Borduchi (Internacional) e Renan Lodi (Athletico-PR)

Meio-campistas: Douglas Luiz (Girona), Thiago Maia (Lille), Tabata (Portimonense), Wendel (Sporting), Mateus Vital (Corinthians) e Matheus Henrique (Grêmio)

Atacantes: Pedrinho (Corinthians), Matheus Cunha (RB Leipzig), Rodrygo (Santos), Antony (São Paulo) e Pedro (Fluminense).

Com Marta e Formiga, seleção brasileira feminina é convocada para a Copa do Mundo

Ao todo, 23 jogadoras foram convocadas. A lista, no entanto, pode sofrer alterações até o dia 26, data limite para substituições em função de cortes por lesão.

O treinador também aproveitou para exaltar nomes importantes da seleção brasileira e da história do futebol feminino no país. Caso da volante Formiga, do Paris Saint-Germain, que vai disputar sua sétima Copa do Mundo – algo sem precedente na história.

Confira a lista das 23 convocadas:

Goleiras: Aline (Tenerife -ESP), Bárbara (Avaí/Kindermann) e Letícia (Corinthians)

Laterais: Fabiana (Internacional), Letícia Santos (Sand-ALE), Tamires (Fortuna-DIN) e Camila (Orlando Pride-EUA)

Zagueiras: Érika (Corinthians), Kathellen (Bordeaux-FRA), Mônica (Corinthians) e Tayla (Benfica-POR)

Meio-campistas: Andressinha (Portland-EUA), Formiga (PSG-FRA), Adriana (Corinthians) e Thaísa (Milan-ITA)

Atacantes: Bia Zaneratto (Incheon Steel Red Angels-COR), Cristiane (São Paulo), Raquel (Huelva-ESP), Debinha (North Carolina-EUA), Geyse (Benfica-POR), Ludmilla (Atlético de Madri-ESP), Marta (Orlando Pride-EUA) e Andressa Alves (Barcelona-ESP)

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo