Notícias

Caravana de imigrantes segue rumo à fronteira dos EUA com o México

Grupo saiu de Honduras e ganhou novos adeptos ao longo da caminhada

Milhares de imigrantes seguem em marcha rumo à fronteira Foto Ueslei Marcelino - Reuters
Milhares de imigrantes seguem em marcha rumo à fronteira Foto Ueslei Marcelino – Reuters

Depois de passar a segunda noite em território mexicano, milhares de imigrantes sem documentos se preparam, nesta segunda-feira (22), para continuar sua viagem rumo aos Estados Unidos, apesar do temor de detenção e deportação a qualquer momento ou de sequestro por narcotraficantes. Guatemaltecos e mexicanos também engrossaram o movimento iniciado por hondurenhos a caminho da fronteira.

Quase três mil imigrantes sem documentos chegaram no domingo à cidade mexicana de Tapachula depois de uma caminhada de mais de sete horas a partir de Ciudad Hidalgo, na fronteira entre México e Guatemala. Em poucos minutos, os integrantes do grupo se instalaram, exaustos, na praça principal da cidade.

Sua intenção original era entrar no país por meio da ponte internacional, passagem oficial entre Guatemala e México. Mas o governo mexicano fechou a fronteira na sexta-feira 19, ante a expectativa da chegada dos hondurenhos.

Muitos desistiram de pedir refúgio ou visto humanitário e optaram por cruzar o rio Suchiate a nado ou em balsas precárias. Pouco mais de 700 entraram legalmente no país, segundo as autoridades mexicanas. Esses migrantes estão em abrigos do governo.

“Vamos dormir na rua porque não nos resta mais nada. Nós vamos dormir e seguir a caminhada pela manhã”, disse Jose Mejia, de 42 anos, pai de quatro filhos e natural da cidade de San Pedro Sula, em Honduras.

A caravana começou com 200 pessoas e já passava de cinco mil integrantes no domingo (19), à medida que novos integrantes aderiram ao movimento. (Com informações da Reuters).

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo