Estados Unidos

Donald Trump barra viagem de presidente da Câmara dos EUA

Nancy Pelosi, que é adversária de Trump, havia cancelado discurso que o presidente faria no Congresso também alegando a paralisação do governo como motivo

Presidente Donald Trump e a presidente da Câmara dos Representantes Nancy Pelosi discordam da questão da construção do muro
Presidente Donald Trump e a presidente da Câmara dos Representantes Nancy Pelosi discordam da questão da construção do muro

DA REDAÇÃO – O presidente Donald Trump negou na quinta-feira (17) ceder um avião à presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, para uma viagem que ela faria a três países. O motivo, segundo ele, é a paralisação parcial do governo americano. As informações são do G1.

“Considerando que 800 mil grandes trabalhadores norte-americanos não estão recebendo salário, eu tenho certeza de que você [Pelosi] concordaria que adiar esse evento de relações públicas é totalmente apropriado”, escreveu Trump.

Um dia antes, Pelosi pediu adiamento do discurso de Estado de União – pronunciamento que o presidente dos EUA faz no Congresso, tradicionalmente, em todo início de ano. A democrata também alegou o “shutdown” como razão para cancelar o discurso.

Pelosi, que é também uma das líderes da oposição ao presidente, viajaria ao Egito, à Bélgica e ao Afeganistão nesta quinta-feira. Ela e a comitiva, inclusive, já estavam prontos para embarcar, e um ônibus da Força Aérea aguardava pela democrata.

A viagem, segundo a carta de Trump, ocorrerá “quando o shutdown acabar”.“Obviamente, se você [Pelosi] quiser viajar por um voo comercial, isso seria claramente uma escolha sua”, disse Trump.

É de praxe o Executivo ceder transporte militar para viagens de comitivas de congressistas a outros países. Segundo o “New York Times”, ela viajaria ainda nesta quinta-feira.

Ainda na carta, Trump aproveitou para pressionar a adversária política na questão do muro na fronteira com o México. Por causa da obra, prometida na campanha eleitoral do republicano, o Congresso não aprovou a proposta de orçamento do governo – o que acarretou na paralisação, que dura quase um mês.

“Espero vê-la logo e ainda mais à frente para ver nossa fronteira do sul, aberta e perigosa, receber atenção, financiamento e a segurança que ela tão desesperadamente merece”, completa a carta.

Paralisação do governo

Pelosi e Trump estão em desacordo há mais de três semanas em razão da paralisação parcial do governo devido à falta de fundos, o que levou cerca de 800 mil funcionários federais a férias forçadas, ou trabalho sem remuneração, se as suas posições forem consideradas essenciais.

No centro do conflito fiscal entre o governo e a oposição está o muro que Trump quer construir na fronteira com o México, pelo qual exige mais de $5 bilhões. Os democratas se opõem firmemente a esse projeto.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo