Literatura

Educadora dá dicas de como incentivar seus filhos a ler

Na geração dos computadores, tablets e celulares é mais complicado convencer os pequenos a lerem um livro

Pais devem ensinar os filhos a transformar a leitura em momento de prazer
Pais devem ensinar os filhos a transformar a leitura em momento de prazer (Foto: Valter Campanato/A.Brasil)

Desenvolver a linguagem, a concentração, a memória e o raciocínio são alguns dos benefícios da leitura na primeira infância. A dica da escritora Alessandra Roscoe para incentivar o interesse da garotada pelos livros é tornar a leitura um momento de brincadeira, prazer e de fortalecimento dos laços afetivos. As informações são da Agência Brasil.

A escritora diz que a literatura e a leitura para as crianças não podem ter como foco o aprender e a ideia de obrigação. Segundo ela, é preciso destacar o caráter lúdico, da descoberta, da diversão.

“A leitura não pode ser associada à obrigação, mas ao lúdico, ao prazer e à brincadeira”, afirma a escritora.  “Temos que transformar a leitura em um grande prazer. E fazemos isso disponibilizando bons livros e momentos afetivos ao redor dos livros”, completa Alessandra, autora de livros infantis. Ela tem o projeto Uni Duni Ler de incentivo à leitura.

Outro ponto importante é a disponibilidade dos pais no momento de ler um livro com o filho, a entonação usada durante a leitura e a demonstração de carinho e paciência. “O pai não pode estar com o livro e mexendo no celular ao mesmo tempo”, diz Alessandra.

A Sociedade Brasileira de Pediatria traz no site dicas sobre como escolher um bom livro para crianças. Uma delas é observar o projeto gráfico, se há diversidade de ilustrações; ter como ponto de partida histórias conhecidas com as quais os pais têm mais familiaridade;  e prestar a atenção à reação das crianças, se elas riem, se movimentam quanto escutam a leitura do livro indicando que estão gostando.

Em relação à escolha dos livros, Alessandra Roscoe defende que a literatura infantil também trate de temas como morte, raiva e frustração, situações que fazem parte da vida da criança.

Dicas para incentivar a leitura

• Ter sempre bons livros e material de leitura em casa. Guarde os livros em local que a criança possa alcançar

• Frequente bibliotecas, livrarias e salas de leitura

• Coloque os livros e a leitura no dia a dia da família

• Ler interagindo, mostrando, encenando, apontando, ouvindo, enfatizando rimas, conversando

• Ler imitando gestos ou fazendo barulhos engraçados

• Deixe a criança pensar, falar, perguntar

• Estimule a criança a observar as imagens e, aos poucos, as palavras

• Deixe a criança pegar no livro, virar as páginas

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo