Comunidade

Eleitores no exterior terão título eleitoral digital

Eleições presidenciais no Brasil acontecem em outubro e brasileiros podem transferir o título para os EUA

e-Título
e-Título

DA REDAÇÃO – Eleitores brasileiros no exterior poderão utilizar o título eleitoral em versão digital (e-Título). Desde 1º de março de 2018, o Cartório Eleitoral do Exterior deixou de imprimir título de eleitor. A versão impressa será substituída pelo e-Título (aplicativo que permite baixar a versão digital do título de eleitor).

Qualquer título de eleitor, mesmo aquele que não foi atualizado com o recadastramento, poderá ser baixado pelo aplicativo e-Título da Justiça Eleitoral.

Os títulos que foram impressos até 28 de fevereiro de 2018 continuam válidos e poderão ser entregues aos eleitores até o fim das eleições de 2018. Após as eleições os títulos não retirados serão devolvidos ao Cartório Eleitoral do Exterior.

O eleitor que fez o recadastramento no Consulado-Geral em Miami deverá aguardar aproximadamente um mês desde a data em que assinou o recadastramento para consultar a versão digital do título de eleitor.

Para acessar o documento digital, o eleitor deverá baixar no seu celular o aplicativo e-Título, desenvolvido pela Justiça Eleitoral, e que já está disponível no Google Play e na App Store. Após digitar os dados solicitados, a versão digital do título será validada e liberada. Ao ser acessado pela primeira vez, o documento será gravado no celular.

O eleitor que optar por não baixar a versão digital do título eleitoral poderá acessar o sítio do TSE (http://www.tse.jus.br/) para verificar número, zona e seção do título de eleitor, situação eleitoral e local de votação.

No dia da votação tenha em mãos o número do seu título de eleitor, sua seção eleitoral e um documento brasileiro com foto.

Inscreva-se como mesário voluntário

O Consulado-Geral em Miami convida a comunidade brasileira na Flórida a participar das Eleições Presidenciais de 2018, que acontecem em outubro deste ano. Inscreva-se como mesário voluntário e se envolva diretamente no processo democrático de escolha dos novos representantes do nosso país. Saiba mais em http://miami.itamaraty.gov.br/pt-br/eleitoral_r_titulo_net_.xml. Na Flórida, a votação acontecerá em Miami e em Orlando.

Todo brasileiro com situação eleitoral regular pode ser inscrever para ser mesário, exceto  candidatos e seus familiares (até o segundo grau); membros de partidos políticos; autoridades; agentes policiais; funcionários do Poder Executivo; funcionários do serviço eleitoral; e menores de 18 anos. O serviço prestado pelo mesário é voluntário e não gera remuneração.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo