Taiara Desirée

Entenda a diferença entre cosmético natural, orgânico e vegano

Os cosméticos naturais, orgânicos e veganos vêm ganhando espaço no mundo da beleza. Conheça mais sobre cada um deles e entenda a importância do consumo ético e saudável

Hidratante GBN
Hidratante GBN

Se você não tem o hábito de pesquisar sobre os produtos que está levando para casa, sugiro dar importância à essa prática, pois como já falei no Bloguesia, infelizmente, diversas empresas, visando apenas o lucro, fabricam seus produtos por meio de processos que degradam o meio ambiente, maltratam os animais [em testes dermatológicos ou para uso de insumos] e ainda usam componentes com aditivos químicos e tóxicos, que fazem muito mal à nossa saúde.

Segundo um estudo realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) juntamente com o Instituto FSB Pesquisa, o Brasil é o terceiro país com o maior mercado de estética no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da China. De acordo com outro levantamento que foi feito pela Pesquisa de Beleza e Cuidados Pessoais da Euromonitor, o Brasil, até o ano de 2020, terá um aumento acumulado que chegará a 14,3%, uma média de 2,7% a cada ano, no setor.

Isso significa que as pessoas estão cada vez mais interessadas em se cuidar, manter a aparência bem tratada e preocupadas com a sua saúde. Mas, para isso, é importante praticar o consumo ético e consciente, levando para casa apenas cosméticos de empresas que atuam com responsabilidade socioambiental fabricando produtos naturais, orgânicos e veganos.

Entenda a diferença entre eles:

• Cosméticos Veganos: não contém qualquer tipo de ingrediente de origem animal, nem são testados em animais, portanto, são também Cruelty-Free (livre de crueldade). Lembrando que o veganismo tem como filosofia abolir o uso e a exploração de animais em toda atividade humana.

• Cosméticos Orgânicos: são produzidos com insumos da agricultura orgânica, cultivados sem uso de pesticidas ou organismos geneticamente modificados e devem conter um selo de certificação em seu rótulo. 95% de um cosmético orgânico devem ser constituídos de matérias-primas orgânicas e os demais 5% podem ser compostos por água e por outras matérias-primas naturais.

• Cosméticos Naturais: não levam substâncias químicas em suas composições, como derivados de petróleo, silicone, parabeno, entre outros. Para ser considerado natural o produto precisa conter no mínimo 95% de ingredientes naturais e 5% de ingredientes orgânicos. 

Percebe a importância de escolher com mais cuidado os produtos que leva para casa? Por isso só uso e recomendo produtos que são saudáveis e livres de crueldade.

Então fica o conselho de hoje: Be Vegan, Be Organic, Be Natural. Faça a sua parte, pois, como costumo dizer: “Revelar o seu estilo de maneira consciente é agir por você e pelo Mundo”.

Fotos: Bloguesia. Produto: Loção Hidratante Corporal Buriti-Pracaxi da Glory By Nature. Todos os produtos da marca possuem certificação ECOCERT, Cruelty-Free e Vegano. Instagram: @glory_by_nature_brazil

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo