Negócios

Especialistas dão dicas para não cair em golpes em temporada de compras

Novembro é considerado o melhor mês para comprar nos EUA, mas fique atento às armadilhas para compras on-line

DA REDAÇÃO, COM SUNSENTINEL – Como o próprio nome diz, a Black Friday é oficialmente na sexta-feira pós-Thanksgiving, mas as milhares de ofertas em lojas americanas, físicas e on-line, já começaram. A Cyber Monday, que acontece na segunda-feira (27), também já caiu no gosto dos consumidores. Os especialistas em internet alertam sobre alguns itens de segurança que devem ser observados. Uma dica preciosa é não utilizar o cartão de débito, somente o cartão de crédito.

“Para evitar ter os dados do cartão de crédito clonado ou cair em algum tipo de golpe, não compre em sites desconhecidos. Somente nos que tenham verificação”, alerta o diretor da empresa Credit.com, Adam Levin. “Sempre é bom lembrar que esta é a época do ano preferidas dos golpistas de plantão”, completou.

O grande volume de compras nesta época é um prato cheio para os ladrões de identidades. Pelo menos 64 milhões de pessoas estão planejando fazer compras no final de semana do Thanksgiving, de acordo com o National Retail Federation. Isso inclui a Cyber Monday, quando os compradores online estarão a postos.

Outra dica é verificar se o endereço eletrônico do site tenha https no endereço, um s extra que significa segurança e também procure pelo símbolo de segurança.

“Muitas vezes o cliente pensa que está ganhando o melhor desconto da vida, mas na verdade, está sendo vítima de um ataque. Quando ele clica no link, ele já teve os dados roubados”.

Golpes do momento

Um gift card de $50 da Amazon está sendo oferecido via e-mail, mas os especialistas alertam que nada mais é que um novo golpe.

Muito cuidado com sites falsos de lojas conhecidas, como Macys, Amazon e Best Buy. Os golpistas colocam uma letra a mais no endereço eletrônico, fique atento.

Outro golpe, é um e-mail avisando sobre problemas com a entrega de alguma mercadoria. Quando o comprador clica para atualizar alguma informação, já caiu no esquema.

E, ainda, fique atento aos gift cards, se estão devidamente lacrados e se não há nenhum dano, porque quando você ativa, pode também ter os dados furtados.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo